COTIDIANO
Peças coringas são estratégicas para enfrentar a transição climática
Cardigans, por exemplo, são super versáteis e apropriados para qualquer ambiente. Já os blazers levantam qualquer look.
Publicado em 05/04/2015 às 14:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 10:58
Algumas peças podem ser usadas o ano inteiro, independente da estação. Elas podem ser coringas na hora de enfrentar a transição climática da meia-estação. O clima peculiar da região Nordeste contribui para às mudanças repentinas, que muitas vezes nos pegam desprevenidas. Para evitar contrastes de looks, e estar sempre na moda, combinando o visual com o ambiente e clima, é interessante manter ao alcance peças que podem ser usadas tanto em dias mais quentes como no friozinho de um dia chuvoso.
Os cardigans são super versáteis e apropriados para qualquer ambiente. Nos dias quentes, são uteis para deixar o visual mais formal e romântico. A peça pode ser combinada com camisetas, blusinhas de alça, vestinhos, calças e saias. São muitas as opções e formas de combinação. “São uma boa pedida sempre, principalmente porque cai bem em qualquer look e dependendo do tecido, do caimento e do tamanho, é possível montar desde looks mais delicados aos mais despojados”, pontuou Stéphanie do Ó, designer de moda e pós graduanda em Produção de Moda e Styling.
Se o objetivo é montar um look mais romântico a ideia é apostar em um cardigan mais curto, com alguns botões fechados e cintinho marcando a cintura. Já se a opção é algo mais despojado e informal, é possível usar a peça em tecido mais leve e de maior comprimento, usando-o aberto. Segundo Stéphanie do Ó, combinar o cardigan com vestidos e cintos marcando a cintura, ajuda a montar looks que dão certo tanto pra climas mais quentes como frios. “É só trocar a rasteirinha do dia mais quente por uma bota de cano curto ou até mesmo por um tênis. Uma boa opção também para as que querem ousar é trocar o cardigan pelo queridinho do momento: o kimono”, ressaltou a especialista em moda.
Os blazers, principais aliados para levantar qualquer look, nunca perdem seu reinado no guarda-roupa, seja em qualquer época, principalmente na meia-estação, naqueles dias que o calor e o frio aparecem quase ao mesmo tempo. São peças coringas e conferem 'ar' sofisticado às peças esportivas usadas na estação mais quente do ano. Os tubinhos pretos, em tecido ou em couro, são também extremamente usáveis o ano inteiro, preto então, é básico e chique em qualquer estação.
Charmosa, a camiseta xadrez, é outra peça totalmente adaptável às mais diversas sensações, sem falar que é o tipo de roupa que está sempre na moda.No outono/inverno ela é uma queridinha podendo substituir os casacos, jaquetas e cardigans. Aquece nos dias mais frios, se usada em sobreposição, e pode conferir ‘ar’ de despojo nos dias quentes, ajudando a deixar a barriguinha de fora, se usada com um nozinho na cintura. “Uma blusa xadrez de mangas e de uma cor mais neutra pode fazer sobreposição a um look mais simples, todo preto ou branco. Mas se quiser ousar, pode investir no short como peça principal. As saias xadrez são aliadas também. O mais legal do xadrez é que ele possui diversas padronagens. É só escolher a que melhor se encaixa com o seu estilo e voilà’, garantiu a designer de moda.
A calça flare não tem mistério. É aquele tipo de roupa passível de ser usada a vida inteira, seja qual for o ambiente ou condições climáticas, ela vai bem em qualquer estação. Com a flare é possível montar tanto looks mais arrumados e formais, como os mais despojados e casuais. “Se quiser ousar, escolha uma de cintura alta. Para usá-la no inverno/outono é só investir em blusas de tecidos mais grossos e de mangas compridas, porém se quiser usá-la com uma blusa mais fina, invista no cardigan com cinto marcando a cintura”, destacou Stéphanie do Ó. O conselho é escolher um poderoso salto alto para usar com as flare, eles vão ajudar a deixar ainda mais elegante o visual.
O vestido ou saia longa são coringas nas estações frias como nas quentes. A fluidez das saias podem ser bem aproveitadas nos dias mais calorosos. Os vestidos longos também podem ser usados nas duas temporadas, conferindo elegância de inverno a verão.
Usar short jeans no inverno também é viável. Combinado à querida e indispensável meia calça, pode ser usado com bota, sapatilha e tênis. A saia, seja em qualquer comprimento, curta, midi ou longa, pode ser usada em todas as estações do ano. No inverno o ideal é combinar essas peças com meia calça mais grossa e casacos mais pesados. Outra ideia é usar com moletons e lenços.
A legging está presente em todas as épocas do ano. Ideal para usar em dias quentes, com camisetas, blusas e regatões, e em dias frios com jaquetas, cardigans e coletes. As camisetas jeans também são aliadas nesse época do ‘chove-não-molha’.
Os acessórios também podem ser usados de inverno a verão
Sair em um dia ensolarado e de repente deparar-se com os chuviscos de ‘verão’ não é nada confortável, principalmente se o destino é o trabalho ou um compromisso importante. Assim como, sair toda ‘empacotada’ em um dia frio e durante o dia o clima esquentar não é agradável. Nada pior do que está vestida com casaco, blusão e ter que ficar em um abiente quente. Para justamente evitar algumas dessas situações, é interessante usarmos os acessórios como aliados na hora de improvisar o look.
Os cintos são um trunfo a mais para incrementar as produções, sejam os finos ou grossos. Essas peças são uteis para produzir looks arrojados, despojados e elegantes. Os cintinhos finos fazem uma dupla perfeita com os vestidinhos rodados e cardigans, o acessório proporciona uma cara nova ao visual. As saias midi também ficam super charmosas com um cintinho fino marcando à cintura Já as calças flare ganham outra roupagem se combinadas ao cinto grosso, com pedrarias. “São bem versáteis e contém diferentes larguras, é possível escolher o que mais agrada e combinar com cada biótipo.O cinto é um acessório versátil e essencial no guarda-roupa, seja em qual for a estação”, comentou a designer de moda, Stéphanie do Ó.
Os lenços também não ficam de fora. Essas são peças chaves nas produções formais de inverno, com blazers, jaquetas de couro, camisetas sociais e tubinhos. As pashminas também são interessantes aliadas na composição desses looks transitórios. “ Podem ser usadas de diversas formas, basta procurar diferentes tipos de amarrações, deixando o visual mais estiloso”, enfatizou a designer de moda.
Já nos pés, aposte nos tênis, botas de cano curto, coturnos, sapatilhas e saltos mais grossos. Todas as opções de calçados abrem um leque de looks adaptáveis em vários momentos. “Se quiser algo mais despojado, opte por coturnos e botas de cano curto. Se quiser um look mais romântico, opte pelas sapatilhas”, comentou Stéphanie do Ó.
A designer de moda, explica ainda que as botas de cano curto ficam ótimas com vestidos, saias e shorts, assim como o coturno e o tênis. Se o objetivo for ousar, invista numa produção com vestido rodado, cardigan, cinto e coturno. Outra ideia é usar bota ou tênis. É interessante também investir em anéis e colares com maior comprimento, pois ficam bem equilibrados com blusas de mangas compridas e alongam o pescoço.
Comentários