COTIDIANO
Pesquisas com células-tronco foram liberadas
STF libera sem nenhuma restrição os estudos com células-tronco no Brasil ea vitória foi comemorada pelos especialistas da área.
Publicado em 30/05/2008 às 9:52
Da Redação
com informações do G1
O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou nesta quinta-feira (29) as pesquisas científicas com células-tronco embrionárias sem nenhuma restrição. A vitória foi de 6 a 1 para as previsões da Lei de Biossegurança.
O julgamento começou em março e foi interrompida pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito que pediu para analisar melhor o processo. Na quarta (28), o tema voltou à pauta do STF. Depois de quase 11 horas, o julgamento foi novamente suspenso e concluído nesta quinta, após quase cinco horas de sessão.
Aprovada pelo Congresso Nacional em 2005, a Lei de Biossegurança foi alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do então procurador-geral da República, Cláudio Fonteles. Ele alegou que a legislação fere a proteção constitucional do direito à vida e a dignidade da pessoa humana. Para Fonteles, a vida humana começa com a fecundação.
Ao encerrar a discussão, o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, disse que o julgamento era um “marco”. "É em momentos como este que podemos perceber que a aparente onipotência do tribunal constitucional não pode restringir o legislador”, declarou.
Para acessar a cobertura completa do G1, clique aqui.
Comentários