icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

PF descobre túnel que seria usado para fuga no Sílvio Porto

Investigação começou há um mês através de denúncias e uma das presas admitiu que a ação tinha como objetivo libertar um irmão dela que se encontra na prisão.

Publicado em 09/06/2015 às 11:37

A Polícia Federal descobriu, na manhã desta terça-feira (9), um túnel nas redondezas da Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. A escavação partia de uma residência para dentro da unidade prisional. De acordo com informações da PF, até o final da manhã, quatro pessoas tinham sido detidas, entre elas duas mulheres e um adolescente de 15 anos. Os presos serão incorridos em crime de facilitação de fuga com pena de reclusão de 1 a 3 anos.

O túnel, de aproximadamente seis metros, estava sendo escavado de dentro do quarto da casa, a entrada estava localizada embaixo da cama. A responsável pela casa, Gerlane Alves, assumiu a responsabilidade pela escavação e disse que seu objetivo era libertar um irmão que está detido no Sílvio Porto.

A mulher disse ainda que o ex- marido e o filho adolescente, que também foram detidos, não sabiam de nada, pois o buraco estava sendo cavado apenas por ela. "Meu filho chegou anteontem aqui e não sabia de nada, não deu nem tempo de contar porque eu estava morando aqui", afirmou Gerlane. A informação, no entanto, é contestada pela polícia que acredita que ela está protegendo o ex-marido e o filho.

Segundo a PF, Gerlane deu trabalho para ser algemada alegando estar grávida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser chamado ao local em função disso e de ela ter passado mal durante a prisão, mas detectou apenas um pico de pressão. A gravidez precisa ser confirmada.

A Polícia Federal investigava o caso há um mês. Segundo o delegado Derly Brasileiro, a casa estava alugada há três meses, mas Gerlane Alves fez o pagamento de seis meses adiantados. Ainda não há informações sobre o dono do imóvel.

O secretário de Administração Penitenciária, Wagner Dorta, confirmou que presos estavam patrocinando a construção do túnel. “A tendência é que chegasse ao presídio Sílvio Porto e iria ocorrer uma fuga em massa”, afirmou.

No final da manhã, os peritos da PF fizeram perícia no local. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados. Os bombeiros vão para fazer a medição real do túnel e a Defesa Civil deve interditar a residência, porque, segundo o delegado Derly Brasileiro, a casa corre risco de cair.

Mais detalhes da investigação devem ser divulgados ainda nesta tarde.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp