COTIDIANO
PF investiga esquema de aluguel de títulos eleitorais em Itabaiana
Coluna do Jornal da Paraíba traz informações do delegado Derly Brasileiro. Ele diz que a PF tem fortes indícios de que houve fraude no município em 2008.
Publicado em 11/09/2009 às 8:12
Karoline Zilah
Suetoni Souto Maior, editor e colunista do Jornal da Paraíba, trouxe em sua coluna desta sexta-feira (11) a informação de que a Polícia Federal investiga indícios de fraude eleitoral no pleito de 2008 para a Prefeitura de Itabaiana.
Segundo o esquema descrito pelo delegado Derly Brasileiro, os títulos eleitorais eram "alugados" e outras pessoas votavam pelos eleitores originais. A prova seriam as assinaturas que constam no livro de registro do dia do pleito.
Leia os trechos da coluna:
"Fraude eleitoral I
Agora é fato. As investigações da Polícia Federal apontam fortes indícios de fraude nas eleições de 2008, em Itabaiana. De acordo com o delegado Derly Brasileiro, os laudos grafotécnicos realizados nas assinaturas dos livros de registro comprovam que houve “aluguel” de títulos de eleitor para a votação. O esquema rendia entre R$ 10 e R$ 20 por pessoa aliciada.
Fraude eleitoral II
Brasileiro informou que foi feita a acareação de quatro pessoas, entre eles um suspeito de comandar o esquema de compra de votos. O delegado, no entanto, preferiu não revelar ainda o nome da pessoa beneficiada com o crime eleitoral. Ele garantiu, no entanto, que ela foi eleita. “Estou perto de finalizar o inquérito e encaminhá-lo à Justiça Eleitoral”, disse."
Comentários