COTIDIANO
PF prende 17 em operação contra fraudes na Receita
Polícia ainda busca um 18º envolvido. Servidores da Receita teriam ajudado grupo a burlar fisco.
Publicado em 21/08/2009 às 11:59
Do G1
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (21) 17 pessoas em uma operação contra fraudes que envolveriam funcionários da Receita Federal. As prisões foram efetuadas em São Paulo e no Espírito Santo. A PF cumpre ainda 40 mandados de busca e apreensão nesses estados. A Polícia ainda busca um 18º envolvido.
Segundo a PF, entre os envolvidos estariam advogados, empresários e servidores públicos, especializados em crimes ligados à área do comércio exterior. Segundo as investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, o grupo conseguia, com ajuda de servidores da Receita Federal, facilidades e agilidade em processos de importação, prestação de consultorias e interposições fraudulentas, em troca de dinheiro e outras vantagens.
De acordo com o delegado Wallace Pontes, proprietários de empresas ligadas ao comércio exterior usavam a influência de dois auditores da Receita, para quem pagavam despesas pessoais, para conseguir vantagens e burlar o fisco.
O grupo também teria se beneficiado de um contrato firmado com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santos, além de fraude em licitação com uma prefeitura do interior do Estado do Espírito Santo.
Os presos responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa, advocacia administrativa e contrabando e descaminho. Se condenados, as penas máximas podem chegar a 46 anos de prisão, segundo a PF.
Comentários