COTIDIANO
PF prende mais suspeitos de tentar aplicar golpe em freira da PB
No dia 12 de julho, outras três pessoas já tinham sido presas. Falsa freira foi flagrada em maio, numa agência bancária de Niterói.
Publicado em 27/07/2010 às 18:22
Do G1
A Polícia Federal prendeu mais três suspeitos de integrar a quadrilha que tentou aplicar um golpe com uma falsa freira para sacar R$1,859 milhão de um banco, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Segundo a PF, outras três pessoas já tinham sido presas no dia 12 de julho, sob suspeita de integrar a mesma quadrilha da falsa freira.
De acordo com a PF, os suspeitos foram presos durante uma tentativa de saque de dois precatórios judiciais em uma das agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF), na Cinelândia, no Centro do Rio, na tarde de segunda-feira (26). Com eles foram encontradas diversas carteiras de identidade falsas.
Ainda de acordo com a PF, várias dessas identidades estavam em nome de titulares de precatórios judiciais, o que permitiu identificar outros saques realizados pela quadrilha, estimando-se o prejuízo da agência em mais de R$ 1 milhão.
Os presos foram indiciados por estelionato tentado, uso de documento falso e formação de quadrilha.
Segundo o delegado Marcos Aurélio Costa, da Delegacia de Niterói, oito suspeitos da quadrilha já foram presos e dois seguem foragidos. As investigações continuam sob sigilo. Ainda segundo o delegado, essa foi a quarta tentativa de sacar o valor do precatório.
O crime
A falsa freira, identificada pela polícia como Lourdes Antunes Marques, foi flagrada no dia 26 de maio por imagens do circuito interno de segurança numa agência da CEF em Icaraí. Pelas câmeras, é possível vê-la tentando sacar o título de dívida pública. Ela foi presa em flagrante após denúncia de funcionários do banco.
Segundo a polícia, Lourdes teria tentado se passar pela freira Maria Lindalva de Azevedo, de 85 anos, a verdadeira titular do precatório, que vive em um convento de Campina Grande, na Paraíba. Na época, a suspeita contou que começou a ser aliciada para aplicar o golpe há seis meses. Lourdes usou documentos falsos para retirar o dinheiro.
Comentários