COTIDIANO
Polícia confirma nove mortos em ataque a escola na Finlândia
Em novembro de 2007, ataque parecido deixou oito mortos em escola.
Publicado em 23/09/2008 às 8:40
Do G1
A polícia finlandesa confirmou que nove pessoas morreram após um jovem de cerca de 20 anos abrir fogo em uma escola técnica da localidade de Kauhajoki, oeste do país. Um porta-voz da comunicou que várias pessoas podem estar feridas. No momento dos tiros, ainda de acordo com a polícia, ao menos 200 estudantes estavam no prédio.
Autoridades também informaram que o atirador foi internado em estado grave com um tiro na cabeça, num hospital na região de Tampere.
Testemunhas relataram à rede finlandesa YLE pânico no momento do ataque. "Em um curto período de tempo eu ouvi dezenas de tiros", disse o guarda da escola, Jukka Forsberg.
Segundo a agência Efe, o autor dos disparos reside em Kuahajoki e colocou vários vídeos no site "YouTube" em que aparece com uma pistola. Os vídeos foram removidos. Em seu perfil de usuário, ele se descrevia como um jovem interessado em "computadores, armas, sexo e cerveja", com predileção pelos filmes de terror.
Os disparos começaram por volta das 11h (6h de Brasília, desta terça), e, segundo agências, o autor tentou se matar e foi internado em estado crítico.
O caso ocorre quase um ano após Pekka-Eric Auvinen, um garoto de 18 anos, ter matado oito pessoas em uma escola finlandesa na região de Tuusula. As vítimas foram seis alunos, a diretora do instituto e a enfermeira do centro de ensino, assim como o autor dos disparos, que morreu em um hospital de Helsinque após disparar um tiro contra a própria cabeça.
Comentários