icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Polícia divide CG em sete áreas para combater criminalidade

Plano operacional foi concluído na quarta-feira (14) pelas polícias Civil e Militar. Foram 126 assassinatos só neste ano na cidade. Número ultrapassou o índice do ano passado.

Publicado em 15/09/2011 às 8:08

João Paulo Medeiros

Combater a criminalidade e tornar o policiamento mais próximo da comunidade. Esses são alguns dos objetivos do novo plano operacional de segurança, concluído na quarta-feira (14) em parceria pelas polícias Civil e Militar e que vai dividir Campina Grande em sete áreas de atuação. A estratégia é ‘compatibilizar’ as regiões e ações desenvolvidas pelas forças de segurança no município, que este ano já registrou 126 assassinatos; três a mais do que nesse mesmo período do ano passado, quando tinham sido assassinadas 123 pessoas.

A cidade será mapeada em Zona Leste, cuja base funcionará no bairro do José Pinheiro; a Zona Norte, polarizada pelo bairro da Conceição; Zona Sul com a base localizada no Presidente Médici; e a Zona Oeste, em que o bairro das Malvinas servirá de base para o policiamento. A área central da cidade também servirá como outra base, assim como o distrito de São José da Mata, que será a 6ª área demarcada. O distrito de Galante e a cidade de Fagundes integrarão a 7ª unidade.

Em cada uma das áreas, as equipes contarão com um delegado e pelo menos duas equipes da Polícia Militar, que ficarão responsáveis pelo acompanhamento das ocorrências registradas.

“Com isso nós estamos implementando uma política em que o profissional da segurança pública fica mais próximo da comunidade e termina conhecendo melhor a sua área de atuação. Nossa meta é termos de início pelo menos duas viaturas para cada área, à disposição exclusivamente para o atendimento das demandas que apareçam”, explicou o coronel João da Mata, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do município.

“Um detalhe interessante que nós observamos em nosso levantamento é que a área central da cidade registrou oito assassinatos, o que não é comum e nem podemos afirmar que com isso há insegurança nessa região. Foram casos pontuais”, destacou João da Mata, lembrando do assassinato do professor Valderi Duarte em uma pousada e da morte do travesti Daniel de Oliveira, ocorrida na Rua João Pessoa.

Mais agilidade nas investigações

Para a Polícia Civil de Campina Grande, o novo modelo baseado na compatibilidade vai proporcionar mais agilidade e eficiência no andamento das investigações. Este ano, o índice de elucidação de homicídios é de 61%, o que significa dizer que pelo menos 75 assassinatos já foram desvendados durante as investigações da Delegacia de Homicídios do município.

No ano passado de acordo com o superintendente da Polícia Civil, Wagner Dorta, o índice de elucidação dos crimes era de apenas 22%. “Esse trabalho em conjunto que vem sendo implementado certamente irá nos possibilitar um maior aproveitamento das informações coletadas e dos serviços realizados. E uma outra vantagem é que as polícias estarão mais próximo da população”, ressaltou Dorta.

Assassinato

Um dos desafios principais do novo modelo é diminuir o índice de assassinatos na cidade. Alguns dos bairros escolhidos para sediar as bases de segurança, inclusive, estão no topo do ranking desse tipo de crime.

Estatísticas

O distrito de São José da Mata lidera as estatísticas com 11 mortes. Logo em seguida aparece o bairro do Pedregal, com 10 casos; o José Pinheiro com 9 homicídios e o Centro, com 8 crimes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp