icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Polícia do Rio ganha 1º laboratório contra lavagem de dinheiro do país

LAB-LD conta com câmeras, computadores e programas de alta tecnologia. Ideia é que projeto seja levado a todos os estados brasileiros.

Publicado em 27/08/2010 às 18:11

Do G1

A Polícia Civil do Rio acaba de ganhar o primeiro laboratório de tecnologia especializado contra lavagem de dinheiro do país. “O LAB-LD é o primeiro em todo o Brasil e tem como objetivo ser um órgão voltado para a análise de dados, priorizando o combate à lavagem de dinheiro”, informou a polícia, em nota, sobre o laboratório inaugurado na noite de quinta-feira (26), que pertence ao Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (NCCLD).

“As atividades têm como finalidade produzir provas diferentes das periciais e de inteligência policial, organizando material comprobatório coletado por vias judiciais para o entendimento das informações, diferente do método de investigação, que coleta dados e apresenta indicativos possivelmente criminosos”, ainda segundo a assessoria do órgão.

O laboratório – que é resultado de um convênio entre o Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Justiça, Secretaria de Segurança Pública do Rio e Polícia Civil do Rio – conta com monitoramento por câmeras, computadores e softwares de alta tecnologia, com o objetivo de facilitar o trabalho dos agentes nas atividades de análises de contas bancárias e telefônicas.

A ideia, segundo a Polícia Civil do Rio, é que o projeto se estenda a todos os estados brasileiros.

“Essa inauguração representa um marco na história da Polícia Civil. O laboratório vai mexer com o coração das quadrilhas, monitorando financeiramente, atingindo o que é mais importante nos bandidos. Nossos policiais foram qualificados em Brasília, no Ministério da Justiça, e estão preparados para desenvolver este trabalho”, afirmou o chefe da Polícia Civil do Rio, delegado Allan Turnowski.

Para o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, o LAB-LD será de grande importância no combate à criminalidade. “O crime organizado é uma indústria. Nós só podemos acabar com ela se entendermos e debruçarmos na inteligência policial. Precisamos perceber com inteligência que essa indústria é mantida com equipamentos avançados e cortá-la pelas suas raízes. Iniciativas como essa podem significar a diminuição do índice de criminalidade”, afirmou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp