COTIDIANO
Polícia prende homens que transformavam parque em favela
Quatro homens foram presos. Eles estavam desmatando o Parque de Jacarapé para lotear área onde seriam construídos barracos. Outras "casas" já estão instaladas no local.
Publicado em 04/06/2010 às 18:03
Phelipe Caldas
A Companhia Ambiental da Polícia Militar da Paraíba prendeu no final da tarde desta sexta-feira (4) quatro homens acusados de desmatar e lotear uma área do Parque Estadual de Jacarapé, em João Pessoa, que é protegido por lei. Os policiais responsáveis pela ação disseram que o parque já está muito degradado e que aos poucos as pessoas estão transformando-o numa “verdadeira favela”.
Foram presos em flagrante Eraldo Marcolino da Cruz, de 39 anos; João Herculano, de 43 anos; Jarisson Ferreira da Silva, de 39 anos; e José Aílton da Silva Gomes, de 34 anos. Eles estavam cortando as árvores, transformando a madeira em lenha para fogueira (que seriam vendidos durante os festejos juninos) e montando barracas para morar nelas.
Os quatro homens foram detidos por policiais da Companhia Ambiental, liderados pelo terceiro sargento Valdemilson da Silva. Participaram da ação também o cabo Ernandes Vieira e o soldado Wellington Dias.
Os presos foram levados para a 9ª Delegacia Distrital e ficarão à disposição da justiça. Se condenado, o grupo pode pegar pena de três meses a um ano de prisão e mais multa.
A polícia se diz preocupada agora com outras famílias que já montaram seus barracos e já estão morando no local, que deveria ser protegido por estar repleta de árvores nativas. O caso, contudo, vai ser levado para a justiça.
“Nós não temos mais autoridade para expulsar as pessoas que já estão instaladas em suas casas, mesmo que elas sejam precárias e aparentemente provisórias. O caso deve ser enviado agora para a justiça, mas o caso e grave, porque aos poucos estão transformando o parque numa favela”, destacou o sargento que comandou a operação.
Comentários