COTIDIANO
Polícia prende primeiro suspeito de crimes em Curral Velho
Cícero Batista Pereira foi preso em flagrante acusado de assassinar João Carnaúba Filho. Pai da vítima é irmão do prefeito e na confusão teria executado candidato de oposição a vice-prefeito.
Publicado em 30/08/2008 às 11:40
Phelipe Caldas
Novas informações vindas direto de Curral Velho apontam que a cidade vive um verdadeiro clima de guerra, desde que na madrugada deste sábado (30) uma briga política deixou duas pessoas mortas e seis feridas. Cícero Batista Pereira, agricultor de 24 anos, foi preso pela manhã na cidade de Barbalha-CE, acusado de assassinar João Carnaúba Filho (24 anos). Já João Carnaúba (pai da primeira vítima e irmão do prefeito de Curral Velho) continua foragido. Ele é acusado de matar o candidato de oposição a vice-prefeito, Silvino Pereira Gato. Para se ter uma idéia da dimensão do conflito, parentes do prefeito proibiram o corpo do candidato de oposição de ficar no Hospital Distrital de Itaporanga.
De acordo com informações repassadas pelo jornalista Ricardo Pereira, da cidade de Itaporanga, a discussão sobre as eleições na cidade foram iniciadas numa seresta que estava sendo realizada na rua principal do município, quando a tensão cresceu e provocou a tragédia. Cícero era aliado da oposição em Curral Velho e após uma discussão teria atirado em João Carnaúba Filho e em Rubenaldo Rodrigues Alves Barbosa, estudante de direito de 23 anos. O primeiro morreu e o segundo ficou ferido.
Segundo o comandante da Delegacia Regional de Itaporanga, Capitão Plutarco, na confusão Cícero também foi ferido, levando três tiros. Apesar do ferimento, ele conseguiu fugir, mas o serviço de inteligência da polícia o localizou na cidade cearense. Ele foi preso em flagrante e está sob custódia no Hospital de Barbalha esperando melhorar para ser enviado de volta à Paraíba.
Foi a confusão na festa que desencadeou os outros incidentes. Revoltados, muitos dos presentes que estavam no local e que eram de um ou de outro lado da disputa entraram na briga, provocando uma briga generalizada e um grande tiroteio. Entre feridos, inclusive, está outro sobrinho do prefeito, o vereador Rubinho Carnaúba.
Revoltado ao ver o filho morto, João Carnaúba teria cometido o outro assassinato. Ele teria sacado uma arma e invadido a casa do candidato de oposição a vice-prefeito, executando o político enquanto dormia.
Um dado que apenas ressalta o clima vivido em Curral Velho é que os parentes do atual prefeito proibiram a entrada do corpo de Gato no Hospital Distrital de Itaporanga. Como o corpo de João Carnaúba e seus familiares já estava no local, o corpo de Gato foi obrigado a ser levado para o hospital de Conceição.
A candidata a vereadora em João Pessoa, Sandra Marrocos, é irmã do candidato assassinado e está indo à Curral Velho em companhia de familiares para participar do velório. O carro de Marrocos está sendo escoltado pela Polícia Militar.
Outra ação da polícia de Itaporanga é na própria cidade onde aconteceram os crimes. Dezenas de policiais foram enviados para Curral Velho, a fim de reforçar a segurança no local. O medo é que durante os velórios e os enterros o clima de tensão aumente e novos atos de violência aconteçam.
O secretário de segurança Eitel Santiago também já se manifestou e declarou que lamentava o ocorrido, mas disse que já tinha tomado providências para evitar novos conflitos. “Trabalharemos com rigor para retomar o clima de tranqüilidade no município”, destacou.
Comentários