COTIDIANO
Polícia resolve 47 crimes com a ajuda do ‘Linha Direta’
Delitos foram praticado entre maio a julho deste ano. Serviço deve chegar em breve a Cabedelo, além de bairros como Altiplano, Manaíra e Cabo Branco.
Publicado em 30/07/2010 às 12:06
Da Redação
Com Secom -PB
Usando a telefonia no combate à violência, o 7º Batalhão da Polícia Militar, em Santa Rita, resolveu 47 crimes, ocorridos entre os meses de maio a julho deste ano. Foram 14 homicídios, 22 tentativas de morte, um roubo a estabelecimento comercial e nove prisões por tráfico de drogas. Os PMs ainda realizaram a recaptura de um fugitivo e apreenderam 11 armas e 30 munições. Os números são o resultado de uma parceria entre polícia e comunidade, através do Projeto ‘Linha Direta’.
Discando um dos seis números de celulares, que ficam nas mãos de militares, a população pode fornecer informações e ajudar a polícia a resolver os delitos em andamento ou que acabaram de acontecer. Os policiais recebem as informações e já se dirigem ao local indicado. Tudo é feito dentro do mais absoluto sigilo e anonimato.
O projeto foi implantado em 13 de janeiro deste ano em Santa Rita e já funciona nos municípios de Lucena, Cruz do Espírito Santo, Catolé do Rocha, Patos e na área do 5º Batalhão da Polícia Militar, em João Pessoa. Com pouco menos de oito meses de existência, só em Santa Rita, a iniciativa já resultou na prisão de quadrilhas, fechamento de ponto de drogas, frustração de assaltos, recuperação de dinheiro roubado e apreensão de drogas. Foram 111 denúncias recebidas pelas linhas telefônicas, entre fevereiro a 28 de julho deste ano.
Linha Direta em Cabedelo
Devido aos resultados, a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social vem realizando estudos para expandir o ‘Linha Direta’ para outras cidades da Paraíba. A previsão é que o projeto chegue à área da 4ª Companhia da Polícia Militar, em Cabedelo.
Além dos moradores do município, o projeto vai beneficiar bairros de João Pessoa, como Altiplano, Manaíra e Cabo Branco. Apesar de não haver data definida para o início dos trabalhos, a previsão é que o ‘Linha Direta’ comece a funcionar em Cabedelo dentro de poucos meses.
De acordo com o comandante da 4ª Companhia da PM, capitão Licksonar Lábis, a corporação já dispõe dos celulares que serão usados no projeto. Ele explica que os aparelhos contêm equipamentos dotados com GPS (Sistema de Posicionamento Global) que permite a rápida localização. A mesma tecnologia também foi implantada nas viaturas.
“Estamos realizando alguns estudos e ajustes, porque, apesar de parecer simples, esse projeto é complexo. Mas, dentro de pouco tempo, iremos concluir essa fase e implantar o ‘Linha Direta’ na 4ª Companhia”, observou.
Veja telefones do Linha Direta em Santa Rita
Alto das Populares e Centro – 8771-9973
Tibiri e Eitel Santiago – 8772-0531
Marcos Moura – 8771-9672
Coordenação do projeto – 8771-9974
Cruz do Espírito Santo – 9131-0858
Lucena – 8772-0530
Comentários