COTIDIANO
Prazo para pedir reaplicação do Encceja vai até 2 de setembro; saiba quem tem direito
Conforme previsto no edital, a oportunidade vale apenas para quem apresentou sintoma de doença infectocontagiosa ou teve incidente logístico.
Publicado em 29/08/2022 às 10:25
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá os pedidos de reaplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 até a próxima sexta-feira, 2 de setembro. A oportunidade é voltada apenas aos participantes que tiveram problemas logísticos no domingo (28) ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação, conforme prevê o edital.
As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja, e é preciso inserir, obrigatoriamente, um documento legível que comprove o motivo da ausência.
Em casos de doenças infectocontagiosas, será necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código da Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional que realizou o diagnóstico, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente. O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. Vale ressaltar que os casos serão analisados individualmente.
Para pedir a reaplicação por problemas logísticos, é necessário que o participante esteja enquadrado nas situações previstas no edital do Encceja 2022. Desastres naturais ou falta de energia elétrica que prejudicaram a aplicação do exame, por exemplo, são alguns dos contextos que permitem a solicitação. Nessas situações, a pessoa deverá descrever o que aconteceu, por meio do Sistema Encceja. O Inep também receberá documentos que comprovem o ocorrido e analisará cada caso.
Quem faltou à aplicação das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscreveu – por motivos que não constam no edital – não poderá solicitar a reaplicação e deverá justificar a ausência, caso pretenda fazer a próxima edição do exame. O prazo para esse procedimento será divulgado no edital do Encceja 2023, bem como o valor a ser ressarcido ao Inep, caso o participante não justifique a falta.
Comentários