icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Presidente de honra do COI, Juan Antonio Samaranch morre aos 89 anos

Espanhol comandou a entidade esportiva durante 21 anos, de 80 a 2001.

Publicado em 21/04/2010 às 11:21

Do Globoesporte.com

O presidente de honra do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, morreu nesta quarta-feira, em Barcelona, aos 89 anos de idade. A confirmação da morte do espanhol foi feita pelo diretor do serviço de medicina interna do Hospital Quirón, Rafael Esteban Mur.

O último boletim médico de Samaranch, divulgado poucas horas antes de sua morte, dizia que o dirigente se encontrava em estado de "choque irreversível" e seu estado era considerado "crítico".

O presidente do Comitê Olímpico Internacional de 1980 a 2001 foi internado às pressas com insuficiência cardíaca, nesta terça-feira, no Hospital Quirón de Barcelona. O médico Rafael Esteban Mur já tinha se mostrado pessimista com o quadro do dirigente e afirmou, na última terça, que não era possível fazer um prognóstico favorável sobre o caso.

Juan Antonio Samaranch Salisachs, filho do presidente de honra do COI, revelou que seu pai passou mal no domingo passado, logo após a final do Masters 1000 de Monte Carlo, quando Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato. O dirigente foi levado pela família ao Hospital Quirón e sofreu um colapso pouco antes de chegar ao centro médico.

Em 2001, pouco depois de deixar o comando do COI, ele já havia sido internado em Lausanne, na Suíça, com uma extrema sensação de cansaço. No mesmo ano, o espanhol sofreu uma crise de hipertensão. A última vez que esteve sob cuidados médicos foi em 2009, depois que desmaiou durante um evento.

Juan Antonio Samaranch foi presidente do Comitê Olímpico Internacional até 2001, quando deixou o cargo para o belga Jacques Rogge. Desde então, assumiu o posto de presidente de honra do COI.

COI lamena morte do 'homem que construiu os Jogos Olímpicos da era moderna'

O atual presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, mostrou-se profundamente abalado pela morte do antigo líder da entidade.

- Não consigo achar palavras para expressar o sofrimento da família olímpica. Estou profundamente triste com a morte de um homem que construiu os Jogos Olímpicos da era moderna, um homem que me inspirou e cujo conhecimento sobre esporte era realmente excepcional - disse o presidente.

Uma vida inteira dedicada ao esporte

Juan Antonio Samaranch Torello, presidente do COI de 1980 até 2001 - por 21 anos -, só não ficou mais tempo no poder da entidade do que o Barão de Coubertin, pai dos Jogos Olímpicos. Nascido em Barcelona em 17 de julho de 1920, desde cedo o catalão Samaranch mostrou a paixão por esportes. Na juventude, foi jogador e treinador de hóquei, boxe e futebol. Mas, como dirigente, deixou para a eternidade a sua marca. A ele deve-se o grande sucesso da organização das Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Sob o seu comando, o COI superou várias crises financeiras e boicotes devido aos enfrentamentos da Guerra Fria. E as Olimpíadas tornaram-se um verdadeiro showbiz. O evento hoje é um dos mais poderosos do mundo na área comercial.

Não à toa, Samaranch é considerado a figura esportiva mais importante da Espanha. Amado por catalães e madrilenos, foi sucedido no COI em 2001 por Jacques Rogge. Logo depois, nomeado presidente honorário e vitalício. Um prêmio por tudo o que fez pelo esporte olímpico. À frente da entidade, o dirigente passa à história como um divisor de águas. Conseguiu pôr fim aos boicotes políticos aos Jogos, permitiu a participação de atletas profissionais e aumentou o nível de concorrência entre os participantes. Mas também conviveu com a explosão do doping e a grave crise com a eleição de Salt Lake City para sede dos Jogos de Inverno de 2002, quando houve acusação de compra de votos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp