COTIDIANO
Presidente Dilma Rousseff viaja para a Bélgica e Bulgária
Dilma só retorna ao Brsil no dia 8 de outubro.
Publicado em 01/10/2011 às 6:49
A presidente Dilma Rousseff viaja hoje à noite para a Bélgica, de onde retorna no dia 8. Pela primeira vez, ela participa da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, em Bruxelas, e abre o 23º Europalia o maior festival de cultura da Europa, no qual o Brasil será o homenageado este ano. Em seguida, ela vai à Bulgária, onde reencontra parte da família paterna, e à Turquia para acordos políticos e econômicos. As informações são da Agência Brasil.
Nos próximos dias 3 e 4, Dilma participa de debates sobre os impactos da crise econômica mundial nas relações entre a União Europeia e o Mercosul.
O porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, disse que as discussões na cúpula dão "segmento à parceria estratégica''. Segundo ele, o Brasil é o quarto maior investidor na União Europeia.
Baena disse ainda que devem ser assinados acordos entre a Bélgica e o Brasil nos setores de transportes, aéreo, cultural e turístico, além de um documento com o objetivo de facilitar a obtenção de bolsas por estudantes brasileiros em universidades belgas.
A presidente aproveita ainda o fato de estar em Bruxelas, na Bélgica, para abrir o Europalia, que põe em destaque a produção cultural brasileira.
Da Bélgica, a presidente seguirá para a Bulgária. Dilma irá à capital Sofia, em visita oficial, e depois visitará a cidade de Gabrovo, onde nasceu o pai dela, Pedro Rousseff. A visita é tida como um dos momentos mais emocionantes da viagem. Dilma é considerada pelos búlgaros um deles por causa de suas origens. Parte da família paterna dela ainda vive na Bulgária.
Comentários