COTIDIANO
Preso morre após ser ferido em Cajazeiras
Detento foi ferido com 16 golpes de espeto; Seap e direção do presídio abriram sindicâncias para apurar responsabilidades.
Publicado em 01/08/2012 às 6:00
Um detento morreu na noite da última segunda-feira no Hospital Regional de Sousa, no Sertão paraibano. Cleberlan Paulo da Silva, 30 anos, havia sido ferido com 16 golpes de espeto e estava internado desde a última sexta-feira. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e direção do presídio abriram sindicância para apurar responsabilidades.
O acusado é o preso Fabiano Florentino, que se encontra na área de isolamento e deve ser responsabilizado penalmente pelo homicídio. Ele e a vítima são transferidos do presídio PB1.
Segundo a diretoria da cadeia de Cajazeiras, atualmente há 170 detentos no local. A capacidade é para 150 presos.
A briga ocorreu após uma desavença entre ambos. “Houve uma discussão e ele foi atingido com golpes de espeto artesanal. Os agentes foram rápidos no atendimento à vítima e o agressor se encontra isolado até o encerramento da sindicância disciplinar”, informou o diretor-adjunto Tiago Moreira Alves.
De acordo com a Seap, além do inquérito policial, uma sindicância deve investigar o caso. “Abrimos sindicância para apurar possível desvio de conduta, tanto de presos quanto de agentes. Fizemos inspeção recente lá, mas mesmo assim os presos conseguem fabricar suas próprias armas”, disse o coronel Arnaldo Sobrinho, gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba.
Comentários