COTIDIANO
PRF registra aumento no índice de acidentes devido a imprudências
Foram 42 acidentes e quatro mortes da quinta-feira até o final do domingo (3). PRF considera que o mau tempo não foi o motivo do crescimento dos números.
Publicado em 04/05/2009 às 7:31
Karoline Zilah
A Operação 1º de maio, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apresentou saldos mais violentos do que no ano de 2008. Segundo os registros divulgados, das primeiras horas da quinta-feira (30), até o final do domingo (3), aconteceram 42 acidentes, com 33 feridos e quatro mortos nas rodovias federais que passam pela Paraíba.
No ano passado, o saldo foi de 38 acidentes com 33 pessoas feridas e duas mortes. Quem pensa que as chuvas motivaram o alto índice de acidentes e vítima se engana. De acordo com o inspetor Genésio Vieira, assessor de imprensa da PRF-PB, a maioria dos acidentes não teve relação direta com o tempo e sim com a falta de atenção e imprudência dos motoristas.
Um destes casos aconteceu às 18h20 do domingo no km 19 da BR-230, em João Pessoa, no trecho entre a Cidade Universitária e o viaduto sob a avenida Epitácio Pessoa. Segundo a PRF, uma máquina “enchedeira” retirava entulhos que caíram na pista após o deslizamento de uma barreira mas um motorista teria ultrapassado os cones de sinalização que desviavam o trânsito a cerca de 800 metros do local e batido no trator.
A PRF avaliou que, além de ter ultrapassado os cones em alta velocidade, o condutor identificado como Josildo de Lima Silva, de 57 anos, não atendeu quando os agentes da polícia gritaram para avisá-lo que o trecho estava interditado. De acordo com a PRF, não havia marcas de frenagem do local do acidente. Josildo, que era servidor do Governo do Estado pelo órgão Paraíba Previdência (PBPrev), ainda foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma mas morreu no caminho.
Ainda na Operação 1º de maio, 42 veículos foram detectados pelo radar com velocidade acima permitida e 11 pessoas foram detidas pela PRF, sendo 10 enquadradas pela Lei Seca por estarem dirigindo sob efeito de bebida alcoólica e uma por conduzir veículo sem habilitação.
Balanço do Trauma
O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena também registrou um feriadão movimentado. Foram atendidas 471 pessoas, entre vítimas de acidentes, incluindo os de trânsito, e de atos violentos como agressões físicas e tentativas de homicídios.
De acordo com informações da assessoria de imprensa, os acidentes com motos foram recordistas. Somente da noite do sábado para o domingo, cinco vítimas deram entrada por esta ocorrência. No total, de sexta até esta segunda-feira, foram 45 vítimas.
Comentários