COTIDIANO
Principais tendências da moda para 2014
Dois mil e treze representou para certos fashionistas um período que intercalou a agitação de novos conceitos com a estagnação de certas tendências.
Publicado em 05/01/2014 às 8:00 | Atualizado em 22/05/2023 às 12:41
Retrospectivas, balanços e análises. Ao chegar o mês de janeiro, deparar-se com reflexões e listas do que agradou e do que não foi interessante no ano que passou já virou lugar-comum. E com o mundo da moda não poderia ser diferente.
Dois mil e treze representou para certos fashionistas um período que intercalou a agitação de novos conceitos com a estagnação de certas tendências.
De acordo com a consultora de estilo Gercia Gonçalves, entre os destaques positivos do último ano certamente está a moda étnica que, por meio de cores e desenhos envolvendo a cultura de povos da África, América do Sul e Ásia, foi hit nas ruas e passarelas. “Fiquei maravilhada pela tendência étnica. Com ela, foi possível mostrar a originalidade de diversas culturas, possibilitando até a valorização do artesanato local”, ressalta.
Para ela, outra tendência marcante e que abriu brechas para ousar e desenvolver a criatividade foi a das franjas. Trazendo à tona um universo mais clássico, como o dos anos 20, elas apareceram de maneira leve no inverno e prometem, inclusive, ser a sensação para este início de ano. “As franjas se destacaram em variadas peças e foram altamente encantadoras”, considera. “Já o brilho ou os metalizados também foram bem marcantes no inverno e todos aderiram”, complementa.
Contudo, segundo Gercia, nem tudo funcionou ou foi inovador.
“Para mim, o destaque negativo foi o preto e branco, previstos como tendências de verão e usados antecipadamente no inverno. Eles praticamente ficaram resumidos em listras e isso ficou muito cansativo”, lamenta, fazendo alusão ao estilo geométrico tão em voga em 2013.
Como apostas para este ano, a consultora acredita que os tecidos leves, como a organza, estejam entre os futuros queridinhos das mulheres, uma vez que as temperaturas altas costumam ser sinônimos de liberdade e delicadeza no visual.
“É bom ficar atenta também às cores luminosas, como o pink, que vêm com tudo, e à tendência Aqua Fresh (com cores inspiradas no fundo do mar, como o azul claro), que está a cara do verão”, sugere.
Outra tendência que tem tudo para conquistar quem gosta de estar em dia com os últimos lançamentos, conforme Gercia, é a Quiet Time. “Ela é inspirada em um estilo de vida saudável e envolve peças-chave como maxitricôs, blusas com gola de padre, vestidos retos e calças soltas”, explica, acrescentando que os óculos de sol com detalhes divertidos e designs mais modernos também irão prevalecer na cena fashion de 2014.
Sobre as marcas e estilistas que se sobressaíram no ano que passou e que, possivelmente, estarão em evidência neste ano, a consultora arrisca alguns palpites. “Em marca, posso recomendar Animale, Osklen e Colcci, que trabalharam as tendências de forma original. Enquanto entre os estilistas, posso citar Pedro Lourenço, Reinaldo Lourenço, Patrícia Bonaldi, Ronaldo Fraga e Glória Coelho”, finaliza. (Especial para o JP)
Comentários