COTIDIANO
Proteção pós-vacina contra Covid-19: médico recomenda uso de máscara e distanciamento
Mesmo vacinadas, muitas pessoas ainda irão desenvolver os sintomas leves e moderados da doença.
Publicado em 04/07/2021 às 7:09 | Atualizado em 04/07/2021 às 9:53
Mesmo após a vacinação, os cuidados de prevenção contra o contágio pelo coronavírus devem continuar. É o que explicou o médico e secretário de gestão em redes de saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi. O tema foi abordado no Paraíba Comunidade deste domingo (4).
Beltrammi explicou que, mesmo após vacinadas, muitas pessoas ainda irão desenvolver os sintomas leves e moderados da doença.
“Não vale a pena enfrentar o vírus de frente. Os sintomas leves podem demorar e é fundamental associar as vacinas com a proteção: o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social”, explicou.
O médico também explicou que o novo coronavírus é um parasita celular obrigatório, que precisa de celular para seguir existindo e se multiplicar.
“Ao fazer isso, ele desencadeia no nosso organismo alguns tipos de resposta, como, por exemplo, uma resposta inflamatória muito intensa, que é capaz de nos fazer muito mal. Em certos momentos, essa resposta pode trazer problemas para os nossos pulmões. Além disso, ele pode atrapalhar o nosso processo de coagulação”, disse.
Portanto, a vacinação é saída para o controle da pandemia, no entanto, até lá, os cuidados devem permanecer iguais.
Comentários