COTIDIANO
Prova de vida do INSS tem prazo estendido para segurados
Procedimento pode ser feito até junho de 2022 para quem não o realizou entre 2020 e 2021.
Publicado em 29/12/2021 às 14:03
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu os prazos para que os segurados façam a prova de vida. Após a publicação de uma nova portaria, o limite para fazer o procedimento passou para junho de 2022, isso para quem não o realizou entre os anos de 2020 e 2021.
A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e também para quem recebe benefícios do INSS por meio de contas correntes, poupanças ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.
A comprovação de que os segurados estão vivos para continuarem recebendo os benefícios previdenciários foi suspensa no início da pandemia de Covid-19 e retomada em 1º de junho de 2021. Mas, a obrigatoriedade chegou a ser suspensa novamente entre os meses de outubro e dezembro.
Com a volta do serviço, quem não comprovou que estava vivo até dezembro de 2020, por exemplo, vai precisar fazer o procedimento até fevereiro de 2022 para não ter o benefício suspenso.
Já quem tinha que provar que estava vivo entre janeiro e junho deste ano terá até março do ano que vem para fazer o procedimento. Veja o novo cronograma abaixo:
A partir de 2022, independente do vencimento da prova de vida, o segurado deverá fazer o procedimento no mês de seu aniversário para não ter o benefício bloqueado. Mas os bloqueios de quem não fizer o procedimento começarão somente a partir de julho de 2022.
Ainda de acordo com o INSS, e o beneficiário faz aniversário no mês de setembro, por exemplo, a prova de vida poderá ser feita no período de agosto a outubro. Caso não realize o procedimento, o bloqueio do crédito ocorrerá nos meses de novembro e dezembro.
Com informações do g1*
Comentários