COTIDIANO
Pyongyang recebe comitivas sul-coreanas
A visita é mais um sinal que Kim Jong-un, filho mais novo e sucessor do ditador Jong-il, vem ascendendo ao poder gradativamente.
Publicado em 27/12/2011 às 8:00
Duas comitivas sul-coreanas – autorizadas por Seul – estiveram ontem em Pyongyang para prestar homenagens a Kim Jong-il, morto há onze dias. A visita é mais um sinal que Kim Jong-un, filho mais novo e sucessor do ditador Jong-il, vem ascendendo ao poder gradativamente e pode assumir o controle total do país depois do funeral do seu pai, que acontece hoje.
Ontem, o rapaz de 30 anos (não se tem certeza de sua idade) recebeu o título de chefe do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, a única agremiação política do país. As delegações sul-coreanas foram lideradas pela ex-primeira-dama Lee Hee-ho, viúva do ex-presidente Kim Dae-jung, e Hyun Jung-eun, presidente do grupo Hyundai. Outras 16 pessoas integravam os grupos.
O Comitê Central é o principal órgão da direção do partido único e seu dirigente adota o título de secretário-geral, principal cargo civil no país. No último sábado, Jong-un foi reconhecido como "comandante supremo" das Forças Armadas da Coreia.
Comentários