icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Quadro Antíquo

Concerto do grupo Quadro Antiquo, de Niterói (RJ), com música clássica dos séculos XVI e XVII.

Publicado em 14/07/2010 às 15:07

Da Secom-JP

A música clássica dos séculos XVI e XVII vai dar o tom à apresentação do grupo erudito ‘Quadro Antiquo’. O grupo toca no Centro Cultural São Francisco, no Centro, nesta quinta-feira (15), a partir das 19h. O concerto faz parte do projeto itinerante ‘Música no Museu’, que já percorreu diversas cidades do Brasil e do mundo. O evento em João Pessoa tem o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a realização é da ProArte do Rio de Janeiro.

O projeto ‘Música no Museu’ tem cinco temporadas no ano. Esta é a terceira, chamada ‘Concertos de Inverno’. O ‘Quadro Antiquo’ é formado por Kristina Augustin (viola da gamba e flautas), Mário Orlando (viola da gamba), Sonia Leal Wegenast (voz e percussão) e Rosimary Passa (violão, alaúde, viruella). O grupo, é sediado na cidade de Niterói (RJ) e foi formado em 2006.

Em março de 2007, o ‘Quadro Antiquo’ foi destaque no programa Versus Cantados. A iniciativa reunia o trabalho de cancioneiros ibéricos do século XVI. Juntos, os integrantes fizeram turnê por sete municípios nordestinos. Em julho do mesmo ano, o grupo seguiu em apresentações em Belo Horizonte, Tiradentes, São João Del Rey e Barbacena, e outras cidades brasileiras. Outras apresentações aconteceram em Niterói e no Rio de Janeiro, resultando na gravação de um álbum, que levou o mesmo título do projeto.

No ano seguinte, o grupo participou das comemorações dos 200 anos da presença da família real portuguesa no Brasil. Os concertos aconteceram no Rio de Janeiro. O mesmo programa levou o quarteto a várias cidades da Europa. Em 2009, os músicos também estiveram pela segunda vez em João Pessoa e se apresentaram no Centro Cultural São Francisco.

Projeto itinerante

O ‘Música no Museu’ é uma iniciativa premiada nacional e internacionalmente. A produção é da Carpex Empreendimentos, com co-produção da Metraton Produções. O projeto nacional tem quase 12 anos de atividades ininterruptas.

A iniciativa já levou mais de 250 mil pessoas aos 2,5 mil concertos gratuitos realizados. Desde a sua criação o ‘Música no Museu’ contou com a participação de mais de 1,5 mil músicos, entre grupos, orquestras, corais e solistas, sendo 80 artistas internacionais.

O projeto divide-se em cinco temporadas anuais – concertos de Verão (janeiro/março), Outono (abril/junho), Inverno (julho/setembro), Primav era (setembro/novembro), além do Grande Concerto de Natal (dezembro).

O projeto ‘Música no Museu’ já recebeu várias distinções. Entre elas, as mais importantes foram Prêmio Cultura Nota 10 - Ars Viva-Unesco; Embaixador do Rio e Golfinho De Ouro, ambos pela Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro; Rankbrasil, pelo recorde brasileiro "Maior Festival de Harpas do Brasil" e "Maior Série de Música Clássica do Brasil"; Admissão na Ordem do Mérito Cultural, diploma concedido pelo presidente da República; Urbanidades, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); além de moções honrosas, concedidas pela Assembléia Legislativa, Câmara dos Vereadores e Liga Feminina Israelita, todos do Rio de Janeiro.

SERVIÇO
Evento: Concerto do grupo Quadro Antiquo (projeto ‘Música no Museu’)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural São Francisco, no Centro de João Pessoa

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp