COTIDIANO
Quem fez a estátua de Tiradentes em João Pessoa
Família de Paulo Miranda, empresário que encomendou a obra, revelou a motivação e quem fez a estátua de Tiradentes em João Pessoa.
Publicado em 26/04/2025 às 11:30

A estátua de Tiradentes reencontrada em meio à mata no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, ganhou novos capítulos após o mistério de sua origem ser revelado. O Jornal da Paraíba entrou em contato com a filha do empresário e poeta Paulo Miranda, que encomendou a obra, e também com o neto do escultor. Os depoimentos exclusivos destes familiares revelam o motivo da escolha por Tiradentes e quem fez a estátua de Tiradentes em João Pessoa, há mais de 40 anos.
LEIA TAMBÉM:
A divulgação de um vídeo nas redes sociais reacendeu a curiosidade sobre a obra coberta pela vegetação em uma trilha próxima à orla. O registro feito por um morador revelou uma escultura que há décadas permanece no local, quase desconhecida da maioria da população.
Qual o motivo da escolha por Tiradentes?
Depois que o neto de Paulo Miranda confirmou que a obra foi encomendada por seu avô, agora a filha do poeta e empresário, Jacy Miranda, de 90 anos, explicou que a escolha de Tiradentes está ligada à atuação do pai na Academia Paraibana de Poesia. Paulo Miranda é autor de títulos como "Raios de Sol" e "Sonhos de um Poeta".

“Ele foi presidente da academia, e a cadeira que ocupava tinha Tiradentes como patrono. Por isso, queria fazer uma praça em homenagem", disse.
Sobre a localização isolada, ela detalhou que o terreno fazia parte da propriedade da família.
“Morávamos ali perto, mas a prefeitura abriu a estrada e cortou nossa terra. Meu pai ficou desgostoso, porque a estátua ficou de um lado, e nossa casa, do outro”, contou, referindo-se à Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho, aberta posteriormente.

Quem fez a estátua de Tiradentes em João Pessoa?

A identidade do autor da estátua era um dos maiores enigmas. Se Paulo Miranda idealizou a homenagem, quem deu forma ao monumento foi Maurino de Figueiredo Oliveira, conhecido como Seu Lino, artesão do bairro de Tambauzinho. A confirmação veio de Max Figueiredo, neto do escultor.
"A gente sempre soube que ele a esculpiu. Era a arte dele. Ele fazia bustos e esculturas para pessoas influentes, mas era reservado. Não divulgava o próprio trabalho", contou Max.

A técnica usada na escultura — pedra calcária esculpida a golpes precisos de cinzel — era marca do artesão, que por não gostar de registrar fotos de si mesmo, resolveu esculpir seu próprio busto.
Seu Lino também foi autor de outros tantos monumentos, cravados, inclusive, no muro da sua própria casa, que hoje funciona como um ponto de comércio administrado por seus filhos e chama atenção pela imponência das obras.

Estátua deve ser revitalizada

O neto do empresário, Paulo Miranda, que encomendou a estátua, há mais de 40 anos, Roberto Júnior, confirmou ao Jornal da Paraíba que o objetivo é revitalizar a área onde a escultura se encontra.
“A estátua está finalizada, vou mantê-la ali e pretendo fazer outras obras no espaço”, explicou.
Comentários