COTIDIANO
Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
Monarca mais longeva da história da realeza britânica, Elizabeth II teve morte confirmada nesta quinta (8).
Publicado em 08/09/2022 às 14:38 | Atualizado em 08/09/2022 às 15:12
Morreu nesta quinta-feira (8) a rainha Elizabeth II do Reino Unido. A monarca foi a mais longeva da história britânica e se tornou símbolo do país. Príncipe Charles, seu filho mais velho, deve sucedê-la.
A morte da rainha foi confirmada às 14h30. Em comunicado, as contas oficiais da família real britânica nas redes sociais informaram que ela morreu "pacificamente" em Balmoral, na Escócia.
Mais cedo, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado oficial informando que a rainha estava sob supervisão médica após sua equipe de saúde expressar preocupação com seu quadro de saúde. Segundo o comunicado, a monarca estava confortável.
Os membros da família real foram chamados para ir ao palácio de Balmoral, na Escócia, residência de férias oficial de Elizabeth, onde ela estava desde 21 de julho.
Príncipe Charles, Andrew, Anne e Edward, os quatro filhos da rainha, viajaram para Balmoral. Harry, neto de Elizabeth, e sua esposa Meghan Markle, que moram nos Estados Unidos, também viajaram para a Escócia.
Além da família de Elizabeth, a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, nomeada para o cargo pela própria rainha na última terça-feira (6), se pronunciou sobre o comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham. "Meus pensamentos estão com ela e sua família neste momento", disse.
Rainha Elizabeth II
Elizabeth II nasceu em 1926 e foi coroada rainha em 1952, após a morte de seu pai. Elizabeth teve o reinado mais longevo da história do Reino Unido e precisou lidar com diversas crises, como o conturbado casamento de Charles e Diana, nos anos 1980, e a morte da própria Diana, há cerca de 25 anos.
Continuo inspirada pela boa vontade comigo e espero que esses próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo que foi conquistado durante os últimos setenta anos, olhando para o futuro com confiança e entusiasmo”, disse.
Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos", disse em mensagem.
Comentários