COTIDIANO
Rei Charles III é coroado no Reino Unido
Aos 74 anos, rei Charles III é o mais velho a subir ao trono. Coroação é marcada por protestos antimonarquistas.
Publicado em 06/05/2023 às 11:16
A coroação do rei charles III do Reino Unido aconteceu na manhã deste sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres. Aos 74 anos, Charles é o monarca mais velho a subir ao trono. A esposa do rei e rainha consorte, Camilla, também foi coroada no evento.
Após 8 meses da morte da rainha Elizabeth II, mãe de Charles, a cerimônia de coroação foi marcada por uma saudação de 62 tiros na Torre de Londres e uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Outros 21 tiros foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, incluindo Edimburgo, Cardiff e Belfast, e em navios da Marinha Real.
Durante o juramento, o rei se comprometeu em defender a lei e a igreja da Inglaterra. "Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei", afirmou.
Os principais integrantes da família real britânica estiveram presentes no evento, incluindo o príncipe Harry que não estava acompanhado da esposa e dos filhos.
Entre os chefes de Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja, participaram de evento no Palácio de Buckingham na sexta-feira (5) e estão entre os convidados da cerimônia de coroação.
Coroação é marcada por protestos antimonarquistas
Manifestantes antimonarquistas exigiram um chefe de Estado eleito e diziam que a família real não tem lugar em uma democracia constitucional moderna. Em cartazes e placas as frases"privatize-os", "abolir a monarquia, não o direito de protestar" e "Não é meu rei" poderam ser vistas.
Desde que Charles se tornou rei em setembro passado, houve protestos em eventos reais.
Comentários