COTIDIANO
Resolução adiantar vacinação contra Covid-19 para quem vai para o exterior
Liberação é para pessoas em algumas situações específicas. Documento foi publicado neste sábado (14).
Publicado em 14/08/2021 às 8:04 | Atualizado em 15/08/2021 às 7:35
Uma resolução publicada na edição deste sábado (14) do Diário Oficial do Estado da Paraíba permite o adiantamento da vacinação contra a Covid-19 para pessoas em condições de viagens internacional. O documento é assinado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e beneficia pessoas em situações específicas, como estudantes em intercâmbio e pacientes que precisam passar por tratamento de saúde em outros países, por exemplo. A medida já está em vigor
A resolução considera a exigência que outros países têm feito, condicionando a entrada de estrangeiros à comprovação da vacinação contra a Covid-19.
Dessa forma, pessoas que comprovem viagem ao exterior poderão receber a vacina contra a Covid-19, mesmo que não façam parte do atual grupo atendido pela campanha na Paraíba.
O recebimento da segunda dose da vacina, no entanto, deverá obedecer o prazo orientado pelo Ministério da Saúde.
Segundo a resolução, a oferta da vacina será feita conforme as recomendações do país de destino do viajante, ou seja, considerando o laboratório específico exigido pelo país, mediante disponibilidade do imunizante no local de vacinação.
Estão incluídos na lista de pessoas aptas ao adiantamento do recebimento de vacinas contra a Covid-19 as seguintes categorias:
- Pessoas a partir de 18 anos, selecionados em programas de formação, ensino e pesquisa do exterior (intercâmbio);
- Trabalhadores com contratos em empresas internacionais;
- Pessoas que precisam realizar cirurgias ou demais tratamentos de saúde no exterior, justificados os riscos de morte e impossibilidade de aguardar;
- Pacientes que precisam iniciar tratamento com imunossupressor
- Acompanhantes de pacientes em casos descritos acima
O viajante deve apresentar documentação que comprove as condições descrita acima nas secretarias municipais de saúde, para análise e agendamento da vacinação.
Comentários