COTIDIANO
Roubos frequentes de veículos assustam população da Capital
Segundo levantamento feito pelo Paraíba1, quatro carros foram roubados somente na quinta-feira (22). Em dois casos, bandidos invadiram residências e renderam proprietários.
Publicado em 23/07/2010 às 8:27
Karoline Zilah
O roubo de veículos tem se tornado um crime frequente nos boletins policiais de João Pessoa. Com base em ocorrências registradas pela Polícia Militar, a reportagem do Paraíba1 contabilizou desde domingo (18), dez roubos, sendo sete de carros e três de motos, a maioria deles em plena luz do dia, no expediente das 8h às 20h do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). Somente na quinta-feira (22), quatro veículos foram tomados de seus proprietários.
O dado é preocupante, mas os números podem ser ainda maiores, uma vez que o portal não teve acesso aos boletins dos plantões noturnos da Polícia Militar. Uma das vítimas de ontem procurou o Paraíba1 por meio do Fale Conosco para desabafar. Ela teve o carro roubado na avenida Afonso Pena, no Bessa, minutos depois de uma loja ser assaltada. A polícia investiga se os dois crimes têm ligação.
Confira o relato:
A violência em João Pessoa está um absurdo. Hoje por voltas das 13:45 fui assaltada a mão armada na esquina da loja Baco na Afonso Pena, onde os ladrões a pé e bem vestidos tomaram meu carro (um Corolla) e com arma em punho mandaram que eu saísse calada. Até o momento nenhuma notícia do meu carro. Foi-se o tempo em que João Pessoa era tranquila. Isso fazia alguns minutos que tinha acontecido um assalto em uma loja de colchões bem próximo a esse local também por dois suspeitos a pé. E tudo isso só piora.
O caso foi um dos quatro registrados pela PM nesta quinta-feira movimentada. Antes dela ter o carro roubado, a loja HS Colchões na mesma avenida, a Afonso Pena, foi invadida por volta das 13h20. Segundo as vítimas, dois homens armados com revólveres e de capacete chegaram à bordo de uma motocicleta de cor preta e levara uma bolsa contendo dinheiro, cartões e documentos da proprietária da empresa.
A próxima vítima foi a internauta do Paraíba1, que foi abordada em frente à loja de vinhos Baco. Os bandidos levaram seu carro Corolla de cor chumbo e placas NNJ-4652, de Natal. Ela procurou uma delegacia distrital para registrar boletim de ocorrências. A Polícia Militar repassou as características do carro para os postos da operação Manzuá, na tentativa de impedir que o veículo seja transferido para fora do Estado.
Roubos no Centro, Bessa e Manaíra
A onda de furtos de veículos começou por volta das 8h em Manaíra, quando criminosos pularam o muro de uma casa, renderam a empregada doméstica e acordaram a proprietária. Eles recolheram aparelhos eletrônicos e levaram um carro Astra, que foi encontrado horas mais tarde na avenida João Maurício, orla do bairro.
Além do carro que foi levado à tarde no Bessa, o bairro ainda teve mais um roubo à noite. Aconteceu às 18h40 em uma casa na rua Doutor Mirocem Cunha Lima, próximo ao supermercado Superbox Brasil. A vítima, Carlos Antônio Leal, informou à Polícia Militar que chegou à sua residência de carro e abriu o portão eletrônico com um controle.
Ao estacionar, ele teria sido surpreendido por dois homens armados que já estavam dentro de casa. Um deles rendeu o motorista e o obrigou a se deitar no chão, enquanto os assaltantes fugiam. O veículo também é um Corolla, de cor preta e placas MOB-9195, ano 2009.
Já na rua Santo Elias, no Centro da cidade, Jonas Marcolino Alves teve um Fiat Uno preto de placas MOL-8603 furtado por volta das 19h50. Em todos os casos registrados pela Polícia Militar, os números das placas foram comunicados às bases da corporação para facilitar a localização dos veículos.
Comentários