COTIDIANO
Secretaria de Saúde prevê aumento de casos da nova gripe em abril
Desde o surgimento da nova gripe na PB, a Secretaria de Estado da Saúde notificou 169 casos; 24 foram confirmados, 135 descartados e dez estão em investigação.
Publicado em 19/01/2010 às 9:04
Bartolomeu Honorato
Do Jornal da Paraíba
Uma “segunda onda” de casos de gripe A deve surgir na Paraíba a partir de abril deste ano. A gerente Executiva de Vigilância em Saúde do Estado, Cleane Toscano, prevê novas ocorrências por conta da chegada do período chuvoso e quedas nas temperaturas. “Há grandes probabilidade de aparecimentos da doença na capital paraibana e interior do Estado”, declarou ontem gerente de Vigilância, Cleane Toscano.
A gerente Executiva de Vilância em Saúde disse que o Governo do Estado e o Ministério da Saúde se preparam para atender o surgimento de casos suspeitos do H1N1 na Paraíba. No mês de março, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) receberá vacinas antigripe para ditribuí-las às pessoas que fazem parte de grupos de risco da doença.
“Nem todos podem ser vacinados. A vacinação será aplicada nos profissionais de saúde porque convivem com pacientes suspeitos de ter a gripe”, exemplificou Celane Tosacano. No mesmo grupo de risco, estão os cardiopatas, doentes crônicos e pacientes renais.
Desde o surgimento da nova gripe na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde notificou 169 casos, sendo que 24 foram confirmados, 135 descartados e dez estão em investigação. Com esses novos exames, a SES confirmou a terceira morte pela doença no Estado.
A vítima foi uma mulher de 29 anos, puérpera, moradora do município de São José dos Ramos e que foi atendida na Maternidade Cândida Vargas, no dia 21 de dezembro de 2009. Desde agosto do ano passado, a Secretaria não registrava notificações do Influenza A.
Comentários