COTIDIANO
Secretaria de Segurança lança plano de ação para final do ano
Em toda a Paraíba, 600 policiais reforçam a segurança nos centros comerciais de hoje até o dia 2 de janeiro, com o objetivo de reduzir o número de furtos e roubos.
Publicado em 13/12/2011 às 6:50
A Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) lançou na manhã de ontem o Plano de Segurança para o final de ano no Estado. Em toda a Paraíba, 600 policiais reforçam a segurança nos centros comerciais de hoje até o dia 2 de janeiro, com o objetivo de reduzir o número de furtos e roubos que aumentam consideravelmente durante este período do ano. Do efetivo que irá incrementar a segurança pública na área comercial, 400 policiais irão atuar em João Pessoa, 120 em Campina Grande e 80 em Patos.
O secretário Cláudio Lima, explicou que a expectativa da Seds, é que o número de ocorrências diminua já que a Polícia Militar passa a contar com um efetivo maior. “No mês de dezembro, há o aumento no volume de compras e maior circulação de dinheiro.
Com o pagamento do 13º salário muitas pessoas recorrem às compras. O fluxo de consumidores aumentou e por esse motivo houve a necessidade de um reforço no efetivo para garantir a segurança do cidadão que vai a esses centros comerciais,” afirmou o secretário.
Para aproximar a Polícia Militar da população, será dado prioridade à modalidade de policiamento a pé. Os policiais que reforçam a segurança no fim de ano fazem parte do quadro da área administrativa da Polícia Militar e do Centro de Educação.
“Nesta época, nós precisamos colocar todo o efetivo possível nas ruas. Precisamos tranquilizar a população sobre a presença da polícia e reduzir o índice de criminalidade,” disse o coronel Euller Chaves.
Na área de atuação do 1º Batalhão de Polícia Militar,a região central receberá atenção especial das equipes policiais, desde o colégio Lyceu Paraibano até o Terminal de Integração.
Conforme o tenente-coronel Jeferson Pereira, as avenidas Beira Rio, Epitácio Pessoa, Rui Carneiro, Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra) e Edson Ramalho também receberão atenção redobrada.
Já o 5º Batalhão de Polícia Militar será responsável por atuar no policiamento do bairro de Mangabeira. Considerado o maior da capital, o comércio do bairro atrai vários consumidores e consequentemente criminosos. Ainda na zona sul da capital, o 5º BPM deverá atuar no bairro dos Bancários.
Os policiais poderão acompanhar o movimento através das câmeras de monitoramento da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) nas principais avenidas da capital. “Nós vamos instalar uma equipe na central para acompanhar a movimentação e empregar efetivo policial conforme a necessidade de cada local,” explicou Euller Chaves.
Comentários