COTIDIANO
Secretaria diz que câmeras corporais chegaram ao Brasil, mas não sabe quando serão usadas na PB
Início do processo de implantação e treinamento depende da chegada do equipamento no estado.
Publicado em 21/02/2025 às 6:09 | Atualizado em 21/02/2025 às 6:30

As primeiras câmeras corporais destinadas aos policiais da Paraíba já chegaram ao Brasil, mas ainda não é possível afirmar quando estarão disponíveis para uso.
De acordo com a Secretaria da Segurança e da Defesa Social, os dispositivos aguardam liberação da Receita Federal. Após essa etapa, serão encaminhados para a central de distribuição da empresa fornecedora.
Somente após esse processo, as câmeras serão enviadas à Paraíba para o início da implantação e do treinamento.
A Secretaria informou que ainda não recebeu uma previsão para a liberação das câmeras pela Receita Federal. Além disso, o órgão destacou que o tempo necessário para a implantação e o treinamento dos policiais dependerá da chegada dos equipamentos ao estado.
Na época da compra das câmeras, em dezembro de 2024, o governo da Paraíba anunciou que os equipamentos deveriam ser implantados em aproximadamente 90 dias.
Compra das câmeras corporais para policiais
Em dezembro de 2024, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba assinou um contrato no valor de R$ 3,53 milhões para a aquisição de 500 câmeras corporais. O equipamento será utilizado por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-PB.
A empresa vencedora foi a Advanta Sistemas de Telecomunicações e Serviços de Informática LTDA, e o contrato terá duração de três anos.
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social escolheu um modelo de câmera em que todo o trabalho do policial é gravado, com exceção de algumas situações específicas que serão regulamentadas pelo Ministério da Justiça.
A Paraíba também foi selecionada em um edital do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para receber recursos destinados à compra de câmeras corporais que serão utilizadas pela Polícia Militar.
A previsão é que o estado receba R$ 5,5 milhões para a aquisição das câmeras, que deverão obedecer a critérios estabelecidos pelo Governo Federal.
Comentários