icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Secretaria transfere 13 detentos de Sapé após rebelião

Administração Penitenciária tranferiu 13 detentos no fim da tarde desta quarta-feira (4) para os presídios Regional de Guarabira e o PB1 em João Pessoa.

Publicado em 04/11/2009 às 19:56

Da Redação
Com assessoria

A Secretaria de da Cidadania e Administração Penitenciária (Secap) enviou nota à imprensa dizendo que por medida de segurança, 13 detentos foram transferidos no final da tarde desta quarta-feira (4) para os presídios Regional de Guarabira e o PB1 em João Pessoa. O motivo foi uma rebelião que aconteceu no início da tarde e deixou um morto e quatro feridos.

Segundo as informações oficiais, um grupo de apenados fez um protesto e chegou a invadir o pátio da penitenciária. Eles queimaram três colchões e danificaram a porta de uma das celas. O grupo foi contido por agentes de segurança penitenciária e os colchões substituídos. A porta da cela foi consertada e os quatro feridos medicados.

O detento que morreu é José Lucas da Silva. As causas de sua morte serão investigadas, enquanto que os feridos Ismael Cláudio, Josinaldo Monteiro e Jonas Leotério foram medicados no hospital de Sapé e já estão de volta ao presídio. O detento Severino dos Ramos, ferido no pé, está no Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa, e já foi assistido pela equipe médica.

Cumprindo a Lei

O novo diretor do presídio, Josinaldo Bezerra da Silva, que assumiu o cargo no começo de outubro, revelou que na gestão do ex-diretor Antonio Augusto os detentos estavam tendo duas visitas íntimas por semana e uma visita familiar. A Lei das Execuções Penais só permite uma visita íntima e uma familiar, por semana. Essas irregularidades, constatadas pelo juiz de Direito da Comarca de Sapé, foram corrigidas pela nova administração.

Também foi intensificada a fiscalização sobre a entrada de creme dental para os detentos. Os familiares estavam trazendo dinheiro para eles, enrolado em pequenos sacos plásticos introduzidos nos tubos de creme dental. O protesto dos detentos foi por conta da nova disciplina implementada, que obedece à Lei de Execuções Penais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp