COTIDIANO
Secretário afirma que rebeliões são fatos isolados
Secretário de Administração Penitenciária afirma que tumultos em presídios não têm ligação.
Publicado em 29/01/2013 às 16:46
Após três tumultos registrados em menos de 24 horas em presídios da Paraíba, o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, explicou nesta terça-feira (29) que os casos não possuem nenhuma relação uns com os outros e que foram fatos isolados.
Na segunda-feira (28) ocorreram duas rebeliões, sendo a primeira registrada na Penitenciária Flósculo Nóbre, o presídio do Roger. Um detento morreu e outros 17 ficaram feridos. “Foi uma briga entre grupos rivais”, disse o secretário.
No presídio de Guarabira, a rebelião foi durante a noite da segunda-feira, e terminou com um detento morto e oito feridos. Virgolino informou que por conta disso foram cortadas algumas regalias dos detentos, como o acesso à TV a cabo. O secretário afirmou que a confusão foi motivada por desavenças entre detentos.
A terceira confusão registrada ocorreu na Penitenciária Regional Raymundo Asfora, o presídio Serrotão, durante o dia de visita dos familiares. Sobre o fato, Walber explicou que o caso foi controlado rapidamente.
Mudanças
O secretário explicou que estão previstas algumas mudanças na forma de gestão dos presídios da Paraíba que visam reforçar a segurança das unidades. Para este ano, Wallber disse que serão instaladas câmeras de vigilância nos presídios de segurança máxima e média do estado. "Também serão instaladas cercas elétricas e detectores de metais", disse.
Comentários