COTIDIANO
Sem candidatos, eleição para reitor da UFCG é suspensa
Pleito na UFCG ficou sem candidato após a impugnação da candidatura do atual reitor Thompson Mariz e a desistência do seu concorrente, professor Amauri Fragoso.
Publicado em 05/11/2008 às 7:13 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:42
Karoline Zilah
Na noite da terça-feira (4), foi suspensa a eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande que aconteceria nesta quarta-feira (5). A decisão partiu do juiz da 6º Vara Federal de Campina Grande, Francisco Eduardo Guimarães Farias, que determinou a suspensão da consulta à comunidade acadêmica.
Segundo divulgou a assessoria de imprensa da UFCG, o pleito ficou sem candidato a reitor. É que a candidatura do atual reitor, Thompson Mariz, à reeleição foi impugnada na manhã da terça-feira e, mesmo com recursos impetrados para reverter a situação, a Justiça não alterou a sua decisão.
A impugnação partiu de ação ordinária ajuizada por Amauri Fragoso, alegando a inelegibilidade do candidato, uma vez que ele não teria título de Doutor, teria uma multa no âmbito do Tribunal de Contas da União e estaria disputando um terceiro mandato. A nova data para a eleição ainda não foi definida.
Renúncia
Outro fator agravante para a suspensão da eleição foi a renúncia da candidatura dos professores Amauri Fragoso e Antônio Berto, o que inviabilizou o prosseguimento do pleito eleitoral, por não ter candidato inscrito.
No final da tarde, às 17h, os candidatos Amauri Fragoso e Antônio Berto, renunciaram a candidatura. Justificaram que a decisão foi tomada pelo caráter democrático da chapa e que não achavam justo permanecerem no processo e concorrerem sozinhos.Eles também alegaram a a quebra da paridade do peso do voto, onde cada categoria da comunidade acadêmica teria voto igual.
Comentários