icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Senadores da Paraíba criticam conduta do ministro Ernesto Araújo em relação a Katia Abreu

Publicado em 29/03/2021 às 12:30 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:08

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA 

A conduta do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em atacar a senadora Kátia Abreu (PP-TO), provocou forte reação dos senadores da Paraíba Daniella Ribeiro (PP) e Veneziano (PSB). Eles endossam o coro de parlamentares que cobram do presidente Jair Bolsonaro a saída do chanceler do cargo.

O estopim da crise foi uma postagem de Ernesto Araújo no Twitter, em que ele afirma que, em um almoço com a senadora Kátia Abreu, no início de março. Ela, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, teria dito que ele se tornaria o "rei do Senado" se fizesse um gesto em relação ao 5G, mas que não fez "gesto algum".

Daniella Ribeiro

A senadora Daniella Ribeiro foi uma das primeiras a se pronunciar sobre o caso. No Twitter, ela questionou a conduta de Ernesto Araújo em relação à senadora Katia Abreu.

"É lamentável. Enquanto choramos a morte de milhares de brasileiros , o chanceler ataca a presidente da Comissão de Relações Exteriores @KatiaAbreu com inverdades. Em vez de ajudar o país, atrapalha. Não é isso o que esperamos da nossa diplomacia", declarou a senadora.

https://twitter.com/soudaniella111/status/1376291518735081476

Ela também replicou a opinião do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, que declarou que a tentativa do ministro Ernesto Araújo de desqualificar a competente senadora Kátia Abreu atinge todo o Senado Federal. "E justamente em um momento que estamos buscando unir, somar, pacificar as relações entre os Poderes. Essa constante desagregação é um grande desserviço ao País", disse.

Veneziano

Na manhã desta segunda-feira (29), ao Conversa Política, o senador Veneziano Vital do Rêgo foi mais além e criticou a política exterior do governo Bolsonaro, que considera desastrosa. "Perdemos laços que foram ao longo de décadas construídos e consolidados, abrimos flancos em animosidades indesejadas com a União Europeia, índia, china, América Latina", disse.

Para Veneziano, a conduta do assessor do ministro é apenas a repetição da forma 'inconsequente e inconcebível' de fazer politica externa do governo Bolsonaro. "Se o presidente venha a se conscientizar-se da necessidade para estreitar laços institucional, já passou de a muito essa mudança", comentou.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp