COTIDIANO
Sertão dá adeus às vítimas de tragédia
Corpos da 13 vítimas do acidente ocorrido no domingo (4) em São Mamede foram enterrados em Patos e na região metropolitana de João Pessoa.
Publicado em 07/12/2011 às 8:00
O clima de comoção tomou conta da cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, durante o sepultamento das vítimas do acidente na BR-230 que matou 13 pessoas na noite do último domingo, entre as cidades de Santa Luzia e São Mamede. Até o fim da tarde de ontem, todos os corpos já tinham sido sepultados em cemitérios da cidade e na região metropolitana de João Pessoa, atraindo uma multidão aos velórios e cortejos.
Na manhã de ontem, foram sepultados os corpos da lojista Janete de Sousa Emiliano, 50 anos, proprietária da Loja Vernier de Patos, e do cunhado dela, o empresário José de Arimatéia Simões de Melo, de 54 anos. O velório dos dois aconteceu na casa onde Janete morava, na rua José Genuíno, e várias pessoas foram se despedir das vítimas. Por volta das 9h, o cortejo seguiu para o cemitério de Santo Antônio, onde os corpos foram sepultados.
Janete e Arimateia voltavam de uma visita ao cunhado dela, que vai fazer uma cirurgia em João Pessoa no decorrer desta semana. Antes, haviam participado de um casamento de familiares em Recife. Ainda bastante abalado, o filho de Janete, Lacordaire Filho, lembrou o acidente sofrido por ele há cinco anos, quando ficou paraplégico. “Deus me tirou as pernas e depois levou minha mãe”, lamentou. Ele é atleta paraolímpico, campeão norte-nordeste de tênis de mesa.
Ainda na manhã de ontem, por volta das 10h, foi sepultado o corpo da assistente social Terba Monteiro do Nascimento, de 45 anos. O enterro aconteceu no cemitério de São Miguel, em Patos.
Centenas de pessoas visitaram a casa da família, no bairro do Liberdade, para comparecer ao velório e prestar a última homenagem à servidora pública que atuava no Hospital Regional da cidade. .
O último corpo a ser sepultado foi o de Josefa Caricio, de 48 anos, mais conhecida por Delma Brilhante, diretora da Unopar Faculdades, localizada no bairro Belo Horizonte, onde seu corpo foi velado e em seguida conduzido ao jazigo da família, no Cemitério de São Miguel.
Os dois primeiros sepultamentos aconteceram ainda na última segunda. O corpo de Maria do Socorro de Lucena, servidora do Hemocentro e esposa de Geminiano Lucena, um dos diretores do Hospital Regional, foi enterrado por volta das 17h no cemitério de São Miguel. Minutos depois, foi sepultado no mesmo cemitério o corpo de Vinícius Serrano Gurgel, 16 anos, neto do presidente da Patos-Prev, Edvaldo Gurgel.
Santa Rita
As homenagens às vítimas da tragédia no Sertão da Paraíba também aconteceram em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, onde foi sepultado o corpo da missionária Maria das Neves de Oliveira, de 65 anos. Ela viajou a Patos para fazer uma pregação em um evento religioso.
Os demais corpos foram sepultados por familiares, na cidade de Patos e em municípios circunvizinhos. (Com informações de Damião Lucena)
Comentários