COTIDIANO
SUS já indica 12 fitoterápicos
SUS conta com 12 indicações, que ainda não são as primeiras opções para as receitas médicas.
Publicado em 18/11/2012 às 8:00 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:28
Para os pacientes mais receosos que não procuram as garrafadas, mas preferem medicamentos que não sejam tão agressivos como os sintéticos, a sugestão são os remédios fitoterápicos, produzidos a partir de plantas medicinais e derivados de suco, cera, óleo, extrato, tintura, entre outros.
O SUS conta com 12 indicações, que ainda não são as primeiras opções para as receitas médicas. Foi o que apontou Saulo Góes Monteiro, médico que confirmou a desconfiança da classe perante a eficácia desses compostos.
“Nós indicamos os medicamentos que são testados e que têm comprovada a sua ação nas enfermidades. Não podemos chegar e simplesmente indicar para um paciente adquirir uma bebida feita à base de ervas ou raízes, que não são as formas mais indicadas para a cura. Nós entendemos que muitas pessoas acreditam nisso por uma questão cultural, mas não podemos deixar de ser racional no que diz respeito ao tratamento de uma doença”, disse o médico, que apontou as indicações do SUS como remédios que ajudam a combater a doença, mas que sempre precisam de complemento.
Comentários