COTIDIANO
Tem início curso de formação de soldados da PMPB e Bombeiros
Publicado em 06/01/2015 às 14:10
Os 600 aprovados no concurso público para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros iniciam nesta terça-feira (6) o curso de formação, com 10 meses de treinamentos e mais de mil horas/aula. Durante o curso de formação, os alunos recebem uma ajuda de custo mensal no valor de um salário mínimo. Além disso, os soldados em formação recebem fardamentos novos e material suficiente para a total preparação na área policial.
Atualmente, o Curso de Formação de Soldados BM prevê disciplinas como: atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, combate a incêndio, salvamento aquático, noções de Direito, entre outras. Já a novidade desta nova turma de soldados da PMPB é que os alunos passarão pelo Curso de Polícia Comunitária logo no primeiro mês de formação, para se adequar a atual filosofia de trabalho da instituição, cujo objetivo é de buscar uma aproximação cada vez maior com a população paraibana.
O diretor do Centro de Educação da Polícia Militar, coronel Marcos Alexandre Sobreira, ressaltou que neste primeiro momento os futuros policiais serão chamados ao conhecimento do papel da PM na sociedade. “Neste período de adaptação, iremos buscar promover parcerias com outros órgãos públicos para trabalhar a conscientização social, mostrá-los os principais problemas sociais da atualidade e, neste contexto, apresentar o papel de interlocutor dos anseios da sociedade que o policial tem”, destacou.
A formação será descentralizada, com treinamentos no Centro de Educação, 2º Batalhão de Campina Grande, 3º Batalhão de Patos, 4º Batalhão de Guarabira, sede do Batalhão de Operações Especial na Capital, 7º Batalhão de Santa Rita e 9º Batalhão de Cuité. A formação também nas próprias unidades operacionais promove uma maior integração com a comunidade local e o acompanhamento da rotina de trabalho de um batalhão.
O concurso – Os novos soldados que iniciam o curso de formação foram aprovados em cinco etapas do concurso público oferecido pelo Governo do Estado, que incluiu prova teórica, exames psicotécnicos, de saúde, físico e avaliação social – que continua durante o período de formação. O certame foi o maior da história da instituição, com mais de 58 mil inscritos.
Comentários