icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Tocaia da Paraíba e Arrigo Barnabé

Projeto tem a banda Tocaia da Paraíba e o cantor e compositor paranaense Arrigo Barnabé, com um show especial que traz no repertório 18 canções do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues.

Publicado em 05/05/2010 às 12:00

Da Secom-JP

O projeto ‘Som das 6’, que já é destaque como uma das ações culturais mais democráticas e descentralizadas da Capital, apresenta nesta sexta-feira (7) a banda Tocaia da Paraíba e o cantor e compositor paranaense Arrigo Barnabé, com um show especial que traz no repertório 18 canções do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues.

O evento, que acontece a partir das 18h, no Ponto de Cem Réis, é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Um dos nomes principais da “Vanguarda Paulistana”, movimento que sacudiu musicalmente a cidade de São Paulo nos anos 80, Arrigo Barnabé explora a riqueza e o lirismo de um grande compositor do século passado para produzir esse novo show, intitulado ‘Caixa de Ódio - O Universo de Lupicínio Rodrigues’. No show Arrigo é acompanhado por Paulo Braga (piano) e Sergio Espíndola (violão e baixolão). O repertório é formado por composições como 'Cadeira Vazia', 'Quem Há de Dizer', 'Migalhas', 'Vingança', 'Castigo', 'Volta', 'Aves Daninhas', 'Dona Divergência', 'Namorados', 'Caixa de Ódio' e 'Nervos de Aço'.

Arrigo é considerado um dos mais criativos e inovadores músicos brasileiros. Sua marca registrada é misturar música popular brasileira e rock performático com elementos eruditos, tais como dodecafônismo e atonalismo. Essa química própria acabou gerando uma identidade única, que ele usa agora para proporcionar uma inovadora interpretação dos grandes clássicos de Lupicínio Rodrigues.

O artista, que também é ator, escreveu várias composições para trilhas sonoras de filmes brasileiros, sendo citado na música ‘Língua’, de Caetano Veloso e ‘Eu Quero Saber Quem Matou’, de Rogério Skylab.

Tocaia da Paraíba

A banda surgiu na cidade de Cajazeiras na primeira metade dos anos 90. Nesse ínterim, vem desenvolvendo uma estética alicerçada no território nordestino brasileiro que, segundo Erivan, compositor e membro fundador, comporta o local que envolve repentistas e bandas cabaçais, como também o global com o jazz e o rock.

De lá para cá, a Tocaia da Paraíba teve várias formações. Hoje os integrantes são Erivan Araújo (voz, violão e guitarra), Eduardo Brito (guitarra e vocal), Chico Limeira (baixo e vocal) e Fabiano Lira (percuteria). A banda está preparando material para um próximo trabalho e nesse show mostrará antigas composições e já algumas da próxima empreitada.

Confira a programação do ‘Som das 6’ e do ‘6qsabem’:

- 14/05 (sexta-feira)
Alberto Marsciscano / Lula Cortez / Cristiano Oliveira
- 21/05 (sexta-feira)
Elomar/Quinteto da Paraíba
- 28/05 (sexta-feira) - projeto ‘6qsabem’
Guilherme Arantes/ atrações escolhidas pelo Fórum de Música de João Pessoa

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp