COTIDIANO
Traficante Juan Carlos Abadia é extraditado
Ministério da Justiça autorizou a expulsão do colombiano na terça-feira. De Manaus, ele seguiu para Nova York em avião da polícia dos EUA.
Publicado em 22/08/2008 às 13:19
Do G1
Menos de dois dias depois da assinatura da portaria que autorizava a extradição do traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia, o criminoso foi extraditado para os Estados Unidos na madrugada desta sexta-feira (22).
Ele foi retirado do Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande e será levado para uma unidade prisional nos Estados Unidos. A operação foi organizada com grande aparato policial, com equipes da Polícia Federal e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
O traficante chegou às 8h ao Aeroporto Internacional de Manaus (AM) e foi recepcionado por uma equipe do Drug Enforcement Administration (DEA) – a agência americana antidrogas. O avião que leva Abadia fará um pouso técnico em Kingston, na Jamaica, e ainda hoje seguirá para uma unidade prisional dos EUA. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça, o destino final do traficante será Nova York.
Autorização
O ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou, na terça-feira (19), duas portarias que autorizam a extradição de Abadia para os Estados Unidos. A decisão foi publicada na quarta-feira (20) no Diário Oficial da União. O secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma, já havia feito um parecer favorável pela expulsão de Abadia do país.
A medida foi tomada duas semanas depois de a Polícia Federal (PF) ter deflagrado a Operação X, em que Abadia foi acusado de formar uma quadrilha dentro do Presídio Federal de Campo Grande para a prática de extorsão mediante seqüestro.
Comentários