COTIDIANO
Traficante vigiava polícia com câmeras
Operação 'Liberdade' prende 13 pessoas em João Pessoa, entre elas suspeito de tráfico que tinha 'circuito de segurança' para monitorar Polícia e moradores.
Publicado em 01/09/2012 às 6:00
Cinco câmeras integravam um circuito de segurança, utilizado para monitorar toda a movimentação de moradores e da polícia na comunidade Renascer, em João Pessoa. O esquema foi descoberto após a prisão do acusado de ser o maior traficante da região, Esteves Williams da Silva, o ‘Mago Lila’, de 49 anos. O suspeito, que é paraplégico, comandava todo o tráfico da comunidade e bairros vizinhos e foi detido na operação ‘Liberdade’ que ocorreu na manhã de ontem e resultou em outras 12 prisões.
A ação que envolveu 150 policiais civis foi decorrente de um mapeamento realizado durante cinco meses pelo Núcleo de Policiamento Integrado da Ilha do Bispo. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão que resultaram em 13 prisões em flagrante. Segundo a delegada Maria Solidade Sousa, o suspeito ‘Mago Lila’ aterrorizava a população da comunidade Renascer, inclusive obrigando os moradores a guardar drogas em suas residências. O domínio aconteceria há pelos menos 10 anos.
Conforme a delegada, a droga do Estado de Pernambuco era entregue diretamente ao ‘Mago Lila’ que a distribuía por toda comunidade. “Quem não quisesse ficar com a droga na casa era expulso da comunidade. Os moradores eram obrigados por ele a aceitar drogas e armas dentro de suas residências”, detalhou Maria Solidade.
Ao entrar na residência do suposto traficante, a Polícia Civil o flagrou monitorando toda a movimentação da comunidade através das imagens do circuito de segurança. Na residência foram encontrados materiais de construção, pequena quantia em droga, além de produtos que seriam pagamentos feitos por usuários de entorpecentes.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi designada para realizar a transferência do suspeito, que já cumpria prisão domiciliar por tráfico de drogas, para a Central de Polícia. Filhos e nora do ‘Mago Lila’ também estavam envolvidos na rede de tráfico.
No bairro Ilha do Bispo, a polícia prendeu Wilma Ferreira da Silva, de 25 anos, filha do suspeito. Já Fabiana Ferreira do Nascimento, de 42 anos, nora do suspeito, foi detida na comunidade Renascer e é apontada como uma das traficantes do local. O filho do ‘Mago Lila’ identificado por ‘Pepe’ foi detido no mês passado.
Segundo a delegada Maria Solidade, ‘Mago Lila’ comercializava maconha e vendia armas. Todas as pessoas detidas em flagrante foram autuadas por associação ao tráfico e vão para presídios.
Comentários