COTIDIANO
UE vai adotar novas sanções contra a Síria
As medidas serão anunciadas na próxima segunda-feira, em reunião de ministros de Relações Exteriores do bloco em Bruxelas.
Publicado em 19/01/2012 às 8:00
A União Europeia adotará novas sanções contra o regime sírio, de acordo com fontes diplomáticas do bloco. As medidas serão anunciadas na próxima segunda-feira, em reunião de ministros de Relações Exteriores do bloco em Bruxelas. Os 27 ministros concordaram em bloquear recursos em bancos europeus de oito entidades vinculadas ao governo e outras 22 pessoas, que também terão sua entrada proibida no território comunitário.
Essa é mais uma rodada de sanções feitas a membros do governo do ditador Bashar al Assad e de apoiadores de suas políticas. Com a nova lista, chega a 123 o número de pessoas e empresas que tiveram limitações, incluindo petroleiras e grupos de comunicação.
SEGURANÇA
Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que a Rússia vetará qualquer tipo de ação militar ocidental contra a Síria caso venha a ser votada no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
O anúncio foi feito dois dias após o país ter liberado o rascunho de uma resolução do Conselho de Segurança que prevê sanções à Síria. A Europa Ocidental e os Estados Unidos pediram a condenação do ditador Bashar al Assad pelos ataques a civis.
Comentários