icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

UFRJ obtém reintegração de posse da casa de shows Canecão

Casa de espetáculos não se pronunciou sobre a decisão judicial. Prefeito da Cidade Universitária diz que local não será desativado.

Publicado em 11/05/2010 às 7:10

Do G1

A Universidade Federal do Rio de Janeiro obteve, nesta segunda-feira (10), a reintegração de posse do prédio ocupado pela casa de espetáculos Canecão, situada na Rua Venceslau Brás, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. As informações são do professor Aloízio Teixeira, reitor da universidade. Segundo ele, a ação pelo direito ao espaço é antiga e já dura cerca de 40 anos.

O reitor afirmou que acompanhou o oficial de Justiça. A Polícia Federal participou da ação, segundo Teixeira, porque funcionários do Canecão não teriam respeitado a decisão da Terceira Vara Federal do Rio de Janeiro. Não havia previsão de espetáculos para esta segunda. Os agentes federais lacraram as entradas do imóvel com fitas e cadeados.

De acordo com o professor Aloízio Teixeira, será feito um levantamento do acervo da casa de espetáculo, já que todos os objetos pertencem à empresa que explorava o local. Ele afirmou ainda que, retomado o espaço, a expectativa é se reunir com artistas do Rio para discutir projetos para o local.

A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Federal informou que não tinha conhecimento da decisão. O G1 entrou em contato com o Canecão e a Polícia Federal, mas ninguém foi encontrado para comentar o caso.

Futuro
O Canecão não será desativado, apenas mudará de gestão, segundo afirmou o prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Matos. Mas ele não soube informar se a decisão judicial interfere na agenda de espetáculos.

“Não há pretensão alguma de acabar com a casa de espetáculos. Isso não passa pela cabeça da UFRJ. O Canecão é um patrimônio cultural do Rio de Janeiro. O que muda apenas será gestão. A UFRJ passa a gerenciar o local”, afirmou Hélio de Matos.

Detalhes sobre os shows programados para os próximos dias serão fornecidos na tarde de terça-feira, segundo o prefeito da Cidade Universitária.

Indenização
Em maio do ano passado, de acordo com o site da UFRJ, a Procuradoria Regional Federal do Rio deu parecer favorável à UFRJ para reintegração de posse. Na época, além de devolver o espaço, o Canecão teria que pagar uma indenização à universidade. Uma série de recursos, porém, permitiu que a casa de shows continuasse funcionando.

O imóvel foi cedido pela universidade à empresa no ano de 1992 e sua utilização deveria durar 5 anos, de acordo com o contrato estabelecido. As disputas se acirraram em 1997, quando a empresa deveria ter desocupado o local.

Um das mais tradicionais casas de espetáculos do Rio de Janeiro, o Canecão foi aberto em junho de 1967, como uma grande cervejaria com espetáculos de variedades. Com o passar do tempo, o espaço passou a ter shows de MPB e recebeu grandes astros como Elis Regina, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Clara Nunes e Elizeth Cardoso.

Confira a programação de shows prevista para o mês de maio:

11 de maio
George Israel

15 e 16 de maio
Edu Lobo

20 de maio
Johnny Winter

21 e 23 de maio
Melhores do Mundo Futebol Clube

27 de maio
Diogo Nogueira

28 de maio
Sandra de Sá

29 e 30 de maio
Orquestra Tabajara

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp