icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Vacinação contra raiva animal: PB tem Dia D de imunização; veja serviços

Campanha de vacinação contra raiva também promove serviços de castração e testagem rápida nos animais, em João Pessoa e Campina Grande.

Publicado em 25/09/2025 às 14:13


				
					Vacinação contra raiva animal: PB tem Dia D de imunização; veja serviços
Vacinação contra raiva animal acontece neste sábado (27), na Paraíba. Kleide Teixeira/Divulgação

Um dia D de vacinação contra a raiva animal acontece neste sábado (27), na Paraíba. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a vacina será ofertada em mais de 600 postos de vacinação espalhados nos 223 municípios, das 8h às 17h.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o chefe da Área Técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Assis Azevedo, a meta é imunizar 820.532 animais, sendo 602.378 cães e 218.154 gatos. "Para atingirmos essa meta, serão mobilizados, aproximadamente, 1.600 profissionais de saúde em todo estado", informou.

Serviços de castração e testagem rápida

Nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, além da vacinação, também serão ofertados serviços de castração, cadastro para castração e Teste Rápido para Leishmaniose – doença parasitária que causa lesões na pele e mucosa e também podem afetar os órgãos do animais.

Na capital, esses serviços serão ofertados no bairro do Rangel, na Praça da Amizade, na Avenida Dois de Fevereiro e em Campina Grande, será no bairro do Cruzeiro, na Praça da Avenida Av. Juscelino Kubitschek, das 8h às 17h.

Casos de raiva canina e humana na Paraíba

O último caso de raiva canina ocorrido na Paraíba foi no ano de 2021. Já os casos de raiva humana transmitida por cães não são registrados no estado há 26 anos. Os últimos casos da doença na Paraíba em humanos ocorreram em 1999, cujo animal agressor foi o cão, nos municípios de Queimadas e João Pessoa.

Em relação aos casos de raiva humana ocorridos na Paraíba com variante de outras espécies animais foram em 2015, no município de Jacaraú, onde o animal envolvido no acidente foi um felino, porém o vírus identificado foi o da Variante 3, originado dos morcegos hematófagos e o outro foi no ano de 2020, no município de Riacho dos Cavalos, tendo como animal agressor uma raposa, da variante oriunda dos canídeos silvestres.

Imagem

Mabel Pontes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp