COTIDIANO
Venezuela define poder Legislativo em eleição neste domingo
Mais de 17,7 milhões de pessoas estão habilitadas a votar. Analistas indicam que oposição deve ganhar espaço.
Publicado em 26/09/2010 às 9:40
Do G1
Depois de cinco anos de domínio do partido do presidente Hugo Chávez no poder Legislativo da Venezuela, a população do país vota neste domingo (26) para escolher os 165 deputados que formarão a nova Assembleia Nacional. Mais de 17,7 milhões de pessoas estão habilitadas a votar, e analistas indicam que a oposição deve ganhar espaço, depois de ter ficado de fora da divisão do poder do país.
Durante os últimos cinco anos, os chavistas puderam aprovar todas as leis e reformas que interessavam ao governo porque tinham mais de dois terços dos votos do Parlamento. Esta é a quantidade necessária para as votações mais importantes no Congresso do país. A oposição não conseguiu evitar isso porque tentou deslegitimar o governo fazendo um boicote na eleição de 2005, e acabou ficando de fora do poder do país.
Nas eleições deste domingo, a oposição espera conquistar pelo menos 60 das 165 vagas de deputados. A campanha para isso, ao contrário do que ocorreu em 2005, foi intensa, e pesquisas de intenção de voto indicam que é possível alcançar a meta.
Se tiver pelo menos 56 deputados, a oposição passa a evitar que os chavistas tenham dois terços dos votos, quantidade necessária para aprovar as leis e reformas mais importantes.
Além de redesenhar a divisão do poder legislativo, a eleição, como quase todas as últimas votações na Venezuela, é vista como um teste para o presidente Hugo Chávez. Os resultados deste domingo podem começar a desenhar a disputa eleitoral que acontece daqui a dois anos, quando Chávez vai tentar sua segunda reeleição.
A votação acontece em todo o país, e a escolha de deputados é feita por distritos e regiões. Cada uma elege uma quantidade diferente de deputados, divididos de forma a representar a quantidade de pessoas na área.
Comentários