COTIDIANO
Vereador denuncia quadrilha especializada em arrombar empresas
Vereador Mangueira (PMDB) diz que foi procurado pela classe empresarial porque quadrilha especializada estaria estudando circuitos de segurança das lojas para invadi-las.
Publicado em 18/06/2009 às 7:45
Karoline Zilah
O vereador Ronivon Diniz (PMDB), conhecido popularmente como Mangueira, denunciou a existência de uma quadrilha em João Pessoa especializada em arrombamentos e grandes roubos a estabelecimentos comerciais da cidade.
Em entrevista ao programa Comunidade 101, da rádio 101 FM, ele afirmou que a classe empresarial suspeita do envolvimento de integrantes de empresas de segurança nas quadrilhas, uma vez que os circuitos de câmera, telefone e alarme estão sendo precisamente desligados durante os furtos.
De acordo com Mangueira, os comerciantes reclamam que a nova modalidade de roubo está deixando todos apreensivos porque todo o aparato de segurança e tecnologia eletrônica contratado pelos estabelecimentos estão totalmente vulneráveis às ações criminosas. Os prejuízos chegam a R$ 50 mil em uma só loja, segundo informações do vereador, e algumas delas já teriam sofrido os furtos mais de uma vez.
Por isso, os empresários pediram urgência nas investigações a Gustavo Gominho, secretário de Defesa Social e Segurança Pública do Estado. Eles exigem que um delegado especial seja designado para apurar os casos, já que até o momento nenhum envolvido foi identificado.
Um dos exemplos mais recentes destes roubos que estão se tornando cada vez mais frequentes na Capital foi a abordagem à empresa São Jorge de transporte público. Mangueira comentou que os assaltantes já saberiam onde estava o cofre e exatamente qual ferramenta utilizar para arrombá-lo, neste caso um maçarico.
Em depoimento à Secretaria de Segurança, os funcionários disseram que os homens encapuzados chegaram a chamá-los pelo nome. Para o vereador, todas as pistas demonstram que os grupos fazem um estudo detalhado do funcionamento dos estabelecimentos.
“Eles conseguem passar até dois dias do fim de semana trabalhando dentro das empresas para desligar os sistemas de TV e alarme e conseguirem levar os cofres. Quando os proprietários chegam é que percebem que houve o roubo. O estranho é que na hora que você arromba um cofre, o alerta deveria chegar à empresa de vigilância, mas ninguém fica sabendo do que aconteceu”, denunciou o vereador Mangueira, questionando junto aos empresários as falhas detectadas na segurança.
Comentários