icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Adiado uso de placas refletivas

Placas refletivas só serão obrigatórias a partir de abril, a decisão do Contran é para permitir que entidades estaduais se adaptem a nova norma.

Publicado em 30/12/2011 às 6:30


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para 1º de abril do próximo ano a determinação para que carros novos utilizem placas refletivas. A mudança foi publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU). Inicialmente, a obrigatoriedade estava prevista para entrar em vigor a partir de 1º janeiro de 2012. No entanto, a alteração ocorreu para permitir que as entidades estaduais de trânsito possam se adequar às mudanças.

As placas e as tarjetas feitas com material refletivo facilitam a identificação dos veículos em períodos noturnos. Mas, a exigência só se destina a carros comercializados a partir de 1º de abril. Antes dessa data, o uso dos materiais é opcional aos proprietários. A determinação faz parte da Resolução 372, decretada em 15 de março de 2011 e alterada ontem.

Segundo o diretor administrativo do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran/PB), Flávio Moreira, as placas refletivas vão garantir mais segurança e ajudar no combate à clonagem de veículos. Ele acrescenta que as placas serão acompanhadas por lacres invioláveis e uma sequência numerada com nove dígitos, cujos dados serão informados também na documentação dos automóveis.

“Isso vai ajudar no rastreamento e na localização dos carros, em caso de roubo ou furto. O grande problema das placas comuns é que, em casos de clonagem, o carro passa por blitze e não são pegos. Com as placas refletivas, isso vai ficar mais difícil de acontecer, porque a numeração dos lacres será única”, explicou.

Moreira ainda afirma que a numeração vai permitir informar, inclusive, o local em que o carro foi emplacado. Dados como a data do emplacamento e da vistoria, além da identificação do servidor responsável pelos trabalhos estarão disponíveis através dos lacres.

Na publicação do Diário Oficial da União de ontem, o Contran informou que a exigência para o uso das placas refletivas ficou para abril em virtude de algumas entidades estaduais ainda terem instalado o maquinário necessário para a confecção das placas.

No entanto, Flávio Moreira destacou que o Detran da Paraíba já implantou a estrutura e está pronto para atender à nova exigência. “Estamos finalizando o projeto para cumprir a norma de forma oficial, em abril. Mas, hoje todos os veículos novos saem do Detran com placas refletivas, mesmo não sendo obrigatário pelo Contran”, salientou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp