icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

ANA vai limitar retirada de água de reservatórios

Para reduzir o impacto da estiagem e desacelerar a queda no nível de armazenamento retirada de água será limitada em sete mananciais. 

Publicado em 30/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:58

A Agência Nacional de Águas (ANA) está limitando o uso e a retirada de água em sete mananciais da Paraíba para reduzir o impacto da estiagem e desacelerar a queda no nível de armazenamento dos reservatórios. A medida emergencial atinge a bacia do rio Piranhas e os açudes de Boqueirão, Coremas, Mãe D'água, Engenheiro Ávidos, São Gonçalo e Santa Inês. O objetivo da restrição é priorizar o abastecimento humano, reduzindo a irrigação.

Entre as ações de emergência está a redução da vazão saída da água dos reservatórios e o racionamento, com a fixação de dias alternados para captação de água em rios e açudes para atividades produtivas ou mesmo a suspensão temporária do uso. As regras de restrição em rios e açudes estão previstas na Política Nacional de Recursos Hídricos, conforme prevê a Lei Federal 9.433/1997. Para verificar o cumprimento das normas, a Ana está realizando fiscalizações.

Dos 121 açudes da Paraíba monitorados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa), 35 estão em situação crítica, ou seja, apresentam volume menor do que 5% da capacidade total de armazenamento. Outros 29 reservatórios estão em observação, com volume atual entre 5% e 20% do limite de armazenamento.

A partir deste mês de janeiro, a ANA determinou a suspensão da retirada de água do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, para irrigação. Os produtores que possuem plantações de até cinco hectares foram autorizados a usar a água do Açude na produção agrícola, mas o prazo da permissão venceu no início deste ano. Boqueirão está atualmente com apenas 35% da sua capacidade total. O açude abastece Campina Grande e outros 19 municípios, atendendo mais de um milhão de pessoas.

No rio Piranhas e nos açudes de Coremas e Mãe D'água, o controle está sendo feito com a delimitação de horários para o uso da água. Os usuários só estão autorizados a retirar a água nestes mananciais para qualquer atividade produtiva apenas três vezes por semana, das 2h às 11h. A medida começou em outubro e vale para os municípios de Coremas, Pombal, Cajazeirinhas, Paulista e São Bento, na Paraíba; e em Jardim Piranhas e Jucurutu, no Rio Grande do Norte.

No Sertão do Estado, também foram estabelecidas restrições de uso e redução da vazão defluente nos açudes Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, e no açude de São Gonçalo, em Sousa, este último responsável ainda pelo abastecimento na cidade de Marizópolis e no perímetro irrigado de São Gonçalo, onde há a produção de coco verde.

RODÍZIO

Ainda no Sertão, a ANA estabeleceu um rodízio para os irrigantes situados ao longo do riacho que aflui no açude de Santa Inês. A restrição afetou produtores rurais de dois municípios. Em Santa Inês, os irrigantes podem captar água nas segundas, quartas e sextas, enquanto que em Conceição a retirada da água poderá ser feita às terças, quintas e sábados.

ALERTA

A ANA alerta os irrigantes das regiões críticas sobre a necessidade de economizar água e luz, irrigando a plantação com os métodos mais eficientes. A irrigação por inundação, por exemplo, gasta mais água do que o necessário e, por isso, deve ser substituída. A Agência também pede que os irrigantes observem os horários mais adequados e não irriguem em horário de sol intenso, evitando, assim, perda de água por evaporação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp