icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Desfiles de 7 de Setembro acontecem na capital

Desfiles acontecerão na Avenida Duarte da Silveira; governador do Estado irá passar em revista às tropas militares e hasteará a bandeira.

Publicado em 07/09/2012 às 6:00

Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para as comemorações do Dia da Independência do Brasil, segundo a organização do desfile cívico-militar. As atividades começam às 7h40 de hoje, quando o governador Ricardo Coutinho, acompanhado dos comandantes das Guarnições Federal e da Polícia Militar, passará em revista às tropas militares e fará o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, em frente ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na avenida Duarte da Silveira, em João Pessoa, dando início ao desfile.

O desfile terá início às 8h15, com a participação de militares, federais, estaduais, escolas, órgãos estaduais, autarquias e entidades civis. O percurso terá início nas proximidades do Liceu Paraibano, na avenida Getúlio Vargas, com dispersão na Praça Pedro Gondim.

O primeiro bloco do desfile será aberto por 26 entidades estudantis, tendo à frente os segmentos responsáveis pela inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Os representantes da Funad serão os primeiros a passarem pela avenida, seguidos da Equoterapia da PM, do Centro Helena Holanda e de professores e alunos da rede estadual e municipal de ensino.

Quem vai abrir os desfiles do segundo bloco é o Exército Brasileiro, com efetivo de 1.100 homens, com destaque para ex-combatentes e integrantes da tropa de paz. Na sequência, o corpo militar da Marinha do Brasil dá continuidade ao evento, com 20 militares e uma viatura trazendo um jet sky.

As entidades de classes vão compor o terceiro bloco, com a participação da tribo indígena potiguara, Hemocentro da Paraíba, que desfilará com quatro pelotões de funcionários e doadores de sangue, seguidos pela Fecomércio, Senai e Senac.

As forças de segurança que atuam no Estado ficarão no último bloco, iniciados pela Polícia Rodoviária Federal, com o efetivo de 36 policiais, seis motocicletas e cinco carros. A Polícia Civil será representada por 11 homens e 10 viaturas, enquanto a Polícia Militar comparecerá com o maior efetivo do evento, formado por 1.248 policiais.

Além dos militares, o desfile terá a participação de 250 crianças, sendo 200 delas beneficiárias do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) – desenvolvido pela Polícia Militar em escolas municipais e estaduais em toda a Paraíba – e as outras 50 oriundas do projeto ‘Uma Nota Musical que Salva’ – do bairro de Mandacaru, em João Pessoa.

O desfile terá a participação de todas as modalidades de policiamento da corporação (Batalhão de Trânsito, Força Tática, Batalhão Ambiental, Bope, Companhia de Turismo, Rotam, Cavalaria) – além dos militares reformados e os alunos do Colégio Militar e todos os itens recém-adquiridos pela PM: conjuntos uniformes, armamentos e viaturas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp