icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mensalidade escolar terá reajuste oscilando entre 10% e 15%

Índices foram definidos em reunião com o Procon de João Pessoa.  A escola que desobedecer à margem de aumento estabelecida poderá ser punida com multa.

Publicado em 05/11/2015 às 7:24

O reajuste da mensalidade das escolas particulares de João Pessoa para 2016 deverá oscilar entre 10% e 15%. Os índices foram acordados ontem durante reunião entre a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e empresários. Quem desobedecer a margem de aumento poderá ser penalizado com multa, caso não justifique o índice maior.

Os donos de escolas privadas já começaram a entregar as planilhas de custo ao Procon-JP. “O mercado é livre, mas a escola não deve ultrapassar os 15% porque já é uma alta considerável. Quem aumentar acima do que foi acordado e não justificar poderá sofrer multa que varia de 200 a 3 milhões de Ufirs e, conforme o caso, poderá ter a atividade suspensa”, frisou o secretário do Procon-JP, Helton Renê.

O presidente do Sindicato das Escolas da Rede Privada da Paraíba, Odésio Medeiros, afirmou que as escolas não têm interesse em onerar o orçamento dos pais com altos reajustes. “O percentual adotado vai depender da realidade de cada um e os pais poderão solicitar a planilha de custos para saber como foi definido o aumento”.

Durante a reunião ainda foram discutidos assuntos como a adoção da lista de material escolar, que não pode conter itens de escritório. (Veja a lista no quadro abaixo). As escolas não podem ainda aplicar juros superiores a 1% ao mês e multa de 2% para quem está inadimplente.

ITENS IRREGULARES NA LISTA DE MATERIAL

álcool; algodão; Balões; bolas de sopro; plástico bolha; Bastão de cola quente; Botões; cotonete; maquiagem; lantejoulas; Carimbo; clipes; envelopes; estêncil; fita dupla face; fita durex (inclusive colorida), fita para impressora; flanela; grampeador e grampos; toner para impressora; material de escritório sem uso individual; Copos descartáveis; lenços descartáveis; pratos descartáveis; sacos plásticos; talheres descartáveis; sabonete líquido, material de limpeza em geral; Creme dental (exceto no envio diário na bolsa do aluno para seu uso exclusivo); - Caneta para quadro; marcador para retroprojetor; piloto para quadro branco; giz branco e colorido; Palitos para churrasco; palitos para dente; palito de fósforo; Papel contato; papel ofício (exceto colorido); papel higiênico; Medicamentos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp