icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Número de negros mortos é doze vezes maior que brancos na PB

Matéria divulgada no Estadão mostra mais um triste dado do Mapa da Violência 2010. João Pessoa ocupa o 4º lugar no ranking das capitais mais violentas do país.

Publicado em 01/04/2010 às 16:30

Da Redação
Com informações do Estadão e do Jornal da Paraíba

Mais um dado alarmante divulgado no Mapa da Violência 2010. Na Paraíba, o número de negros vítimas de homicídio é 12 vezes maior do que o de brancos. De acordo com a matéria publicada na o Estadão,nesta quarta-feira (31), o risco de violência contra os negros é 1.189% superior.

Em 2007, a cada 100 mil brancos, foram registrados 2,5 assassinatos. Entre a população negra, a taxa foi de 31,9 homicídios para cada 100 mil. Entre jovens, o problema é mais evidente: o risco para a população negra é 1.472% maior que para a branca.

Jornal da Paraíba divulgou ranking dos bairros mais violentos da Grande João Pessoa.

De acordo com o Júlio Jacob, autor do estudo, "as diferenças sempre foram históricas na Paraíba. Mas as mudanças nesses cinco anos foram muito violentas". A Paraíba seguiu a tendência nacional: foi registrada redução do número de vítimas entre brancos e aumento entre negros. Em segundo lugar está pernambuco (826,4%), Rio de Janeiro está na 13ª posição (138,7%) e São Paulo na 21ª (47%).

Baseado ainda nos dados divulgados no Mapa da Violência, João Pessoa ocupa o 4º lugar no ranking das Capitais mais violentas do país. De cada 100 mil habitantes, 56,6 foram assassinados em 2007. A capital paraibana fica atrás apenas de Maceió (97,4), Recife (87,5) e Vitória (75,4).

O ‘Mapa da Violência – Anatomia dos homicídios no Brasil’, considerado o mais completo estudo sobre o assunto no país foi publicado na quarta-feira (31), em São Paulo pelo Instituto Sangali. A pesquisa mapeia os dados sobre violência no país num período de dez anos – de 1997 a 2007.

Em números absolutos, a capital paraibana registra índices igualmente temerosos. Em 1997, a cidade registrou 187 homicídios, contra 387 registrados dez anos depois. Assim, João Pessoa é uma das seis únicas capitais brasileiras que aumentaram em mais de 100% o número de homicídios em apenas uma década (as outras são Belo Horizonte, Curitiba, São Luís, Terezina e Aracaju).

Campina Grande

Campina Grande ocupa a 4ª posição na Paraíba com maiores índices de homicídios. Em 2007, de cada 100 mil habitantes, 140 pessoas foram mortas. Nos três primeiros lugares estão, pela ordem, João Pessoa, Santa Rita e Bayeux.

A pesquisa mostra ainda que Campina Grande ocupa a 10º posição no ranking das cidades brasileiras com mais homicídios na faixa etária de zero e 19 anos. Em 2007, por exemplo, em cada 100 mil habitantes, 71 pessoas foram assassinadas na cidade antes de completar 20 anos de idade.

Santa Rita e Bayeux

Já na relação das 300 cidades brasileiras mais violentas em termos proporcionais, João Pessoa ocupa a 93ª posição e é a primeira colocada da Paraíba. O Estado ainda possui outras duas cidades na lista das trezentas piores. Santa Rita está em 232º, com 41,8 assassinatos para cada 100 mil pessoas, e Bayeux está em 298º, com 38,5 assassinatos por cada cem mil. A cidade em que mais se mata no país é Juruena, no Mato Grosso.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp